quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

DR. BASTOS - COLUNA CLARAS IDÉIAS

Na Coluna Claras Idéias desta semana o analista político da rádio Atitude, Dr. Bastos principiou seus comentários falando sobre a convenção municipal do PMDB, em que os filiados à legenda aclamaram o ex-prefeito Kelsey Forte como novo presidente do diretório municipal. A participação das principais forças de oposição evidencia um processo de convergência em torno de uma candidatura única apoiada pelos principais partidos opositores a atual gestão municipal. Independente de quem seja o candidato Dr. Bastos afirmou que é imprescindível que a oposição formule um projeto concreto de governo para apresentar à população. Ele disse esperar que a campanha eleitoral deste ano seja pautada pela discussão de propostas e feita em alto nível.

Dr. Bastos voltou a criticar a falta de compromisso que a atual gestão municipal tem demonstrado para com a empresa Paquetá Calçados. A falta de apoio já trouxe saldo negativo para Itapajé. A empresa está expandindo sua produção no município de Pentecoste e ampliará o número de empregos de seiscentos para aproximadamente três mil vagas. Se a administração pública de Itapajé tivesse empreendido esforços para construir novos galpões industriais certamente esses postos de trabalho teriam sido criados no nosso município.

http://www.atitudefm969.com.br/claras_ideias.php

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Em Itapajé Eleição 2012 já começou

A eleição municipal de 2012 em Itapajé já começou e promete agitar bastante a cidade inteira. Embora o início do pleito não seja oficial, a campanha já está nas ruas, ou melhor, na internet.

Para alguns especialistas, a utilização da internet pode ser fundamental para angariar votos e conquistar a simpatia dos eleitores, principalmente os mais jovens. É uma forma de marcar presença sempre nas redes sociais.

Por outro lado, muitos apostam nos tradicionais muros e até mesmo nos adesivos nos carros e motos, como já pode ser observado pelas ruas e principalmente no centro da cidade.

O chamado corpo a corpo está sendo deixado de lado. Essa, quem sabe, seja a melhor forma de tentar conquistar os votos dos eleitores e conhecer, de fato, o que a população espera da classe política.

Itapajé Eleições 2012, tudo depende das boas escolhas!

Esse ano teremos eleições presidenciais nos E.U.A e no Brasil as “eleições municipais”

Por conta dessa última, peço sua licença para começar falando um pouco sobre ela, que para nós itapajeenses, sempre será o assunto mais polêmico de todos. Longe de mim querer saber mais do que quem está à frente de uma Prefeitura como a de Itapajé ou até mesmo de quem já passou por uma... Mas eu vejo que daria para melhorar muita coisa na nossa cidade ainda... Nós podemos muito mais e vejo que a coisa tem funcionado da seguinte forma: Geralmente, quem entra pela primeira vez ou retorna depois de um período, inicia o mandato com todo gás e empolgação. Tudo é maravilhoso, muitas promessas para cumprir e as mudanças iniciais, mesmo que sem efeito prático, acabam ganhando muita notoriedade na cidade. Isso tudo ocorre, porque há nesse período uma “vontade” muito grande por parte do governante em ver as coisas aconteceram em menor prazo possível e a população diante do “novo”, se enche de expectativas.

Portanto minha gente, gosto muito de ouvir os comentários pelas ruas, e, conversando com quem está dentro ou fora do negócio, olhando os candidatos que temos, eu percebo que não está faltando candidato. Está faltado mesmo é mais “vontade”, “criatividade” e um pouco menos de politicagem. Pois sei que por parte dos pretensos candidatos que temos, sei que há muita vontade, mas é preciso se ligar desde já, que o problema também está na “falta” de vontade e criatividade de seus futuros assessores, secretários, coordenadores e servidores em geral, com maior ênfase na parte da “criatividade”. É preciso que todos que estão trabalhando em uma prefeitura se sintam “motivados”, se sintam importantes dentro daquilo que fazem. Para tanto, como já dito, o Prefeito deve ser a pessoa mais “otimista” dentro de uma prefeitura, para poder contagiar a todos, todos os dias. É preciso colocar fora do emprego público os comissionados preguiçosos e punir os efetivos acomodados, mas para isso, devemos ter um prefeito que seja bastante inquieto para movimentar a todos. Um bom gestor descentraliza suas ações, distribui responsabilidades, claro, com muito critério. Por fim, assim como deve ser qualquer gestor desse planeta, ele deve ser receptivo, alegre, e espontâneo, para receber bem o povo, empresários, políticos e a imprensa, independentemente de cor, raça, credo, patente ou partido político.

Portanto, espero que nós e os candidatos, possamos fazer boas escolhas em 2012!

Reflexão de um Cidadão de Pitombeira para todos os Itapajeenses

Caros amigos, não estou aqui para defender nem atacar politicamente, nem um lado nem o outro. Gostaria apenas de deixar alguns pontos que possam ser refletidos por vocês. A meu ver, está na hora do povo tomar o seu dever de povo. Temos que fazer um grande esforço para tomarmos esse momento de mudança com ética e lisura (duas virtudes que cobramos todo dia de nossos políticos. Desta vez façamos um esforço pela honestidade. Não adianta acusar nossas lideranças de um serviço mal feito só quando as eleições se aproximam, muitos trocam seus votos por favores pessoais, cargos públicos e tudo mais. Sabemos que é difícil defender uma política que envolva o coletivo, o social, benefícios que atinjam a população em massa e não somente uma classe privilegiada. Não vamos deixar que candidatos irresponsáveis vençam e depois entreguem a prefeitura aos empresários que lhes patrocinaram as campanhas. Façamos um esforço para o crescimento de nossa cidade. Temos que visar as melhorias na infra-estrutura do nosso lugar e não vantagens pessoais. SE QUEREMOS LÍDERES HONESTOS E COMPROMISSADOS, TEMOS, COMO ELEITORES, QUE MOSTRAR ESSAS VIRTUDES PRIMEIRO. O povo merece o governo que tem. Dessa vez vamos nos esforçar para abdicar do ganho pessoal e procurar escolher as pessoas que tenham compromisso com o povo e não somente com os seus mais próximos. Nosso voto é o nosso poder. Não vamos jogar essa força contra nós mesmos. Seja consciente, pense no coletivo, vença as tentações materiais, Pense num lugar melhor para se viver além de sua casa...

Fonte: Mural de Recados do site da Rádio Guanacés

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

INDÍCE DE REJEIÇÃO PODE DEFINIR A ELEIÇÃO EM ITAPAJÉ

Andando pelas ruas de Itapajé e ouvindo opiniões diversas de várias pessoas sobre a gestão do prefeito Francisco Marques, o que percebemos é que os índices de rejeição estão, preocupante. Lembram do discurso de mudança que o elegeu, em 2008, além da falta de alternativas para os eleitores? Da época em que o prefeito Francisco Marques foi eleito para cá, a rejeição a sua gestão é alarmante neste último ano de seu mandato. Francisco Marques deve concorrer a reeleição, poderiam dizer alguns, argumentando que a rejeição a ele não seria tão relevante. Quem pensar assim vai cair do cavalo. Primeiro, porque a tentativa de reelegê-lo deverá ser algo na linha da continuidade de falta de desenvolvimento e de políticas pública para o povo que necessita tanto do serviço público municipal. O eleitor vai querer continuar com algo que rejeita?
Segundo: o PP só tem o atual prefeito para a disputa. E, pela força da oratória do prefeito e presidente municipal do partido, o seu nome será, necessariamente, ungido novamente pelos empresários Fernando Batelão e Eduardo Gomes, que terão de arregaçar as mangas na campanha eleitoral que se aproxima. Aí entram, para o bem ou mal, os índices de aprovação e rejeição da gestão do prefeito e seus apoiadores. Rejeição também define eleição.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PHS 31 DE ITAPAJÉ PREPARADO PARA CAMPANHA 2012

O Partido já intensifica os contatos para formalizar as coligações na proporcional e na majoritária com Partidos que tenham afinidades ideológicas e programáticas com o PHS, mas não abriremos mão dos princípios constitucionais firmados no artigo 37, da Constituição da República: Transparência, Moralidade, Legalidade, Impessoalidade e Eficiência. O nosso discurso será centrado neles e usaremos o número 31, que é o número do PHS, para apresentar os nossos projetos para cada segmento da sociedade e para cada setor da Administração Pública.

O modelo de administração que vamos propor é o que existe de mais moderno na Administração Pública e haverá uma inversão de prioridades, com ênfase na Educação, na Saúde, na Geração de Emprego e Renda e também na Redução da Exclusão Social em Itapajé. O nosso compromisso é criar e ampliar os instrumentos de Controle Social do Governo.

O Governo Municipal precisa, urgentemente, de um choque de gestão, um choque de competência, um choque de transparência, um choque de moralidade, um choque de democracia e um choque de modernidade, tirando Itapajé do marasmo em que se encontra e afastando todo o ranço de autoritarismo que marca as decisões do atual Prefeito. Não temos e não queremos compromissos com grupos econômicos, com cartel de fornecedores e muito menos com empresas terceirizadas que prestam serviço à Prefeitura. O PHS vai cumprir todas as suas propostas, doa a quem doer e vai reescrever a história política da cidade, acabando de uma vez por todas com a falta de diálogo e a tentativa de cooptação que mancham a relação do Governo com os Sindicatos, com os movimentos populares, com as Associações de Moradores e com os meios de comunicação.

O PHS entende que tão importante quanto eleger o Prefeito é a Coligação fazer a maioria na Câmara Municipal, isto é, Vereadores, que tenham compromisso com o projeto vitorioso e com as propostas apresentadas. Uma Câmara que não se dobre diante do Prefeito Municipal, que não aceite benesses do Poder Executivo e que tenha consciência de que é um Poder independente, para representar a vontade da população e não a vontade do Chefe de um outro Poder. Uma Câmara que cumpra as suas funções: legislar e fiscalizar o Poder Executivo. O PHS vai buscar parceiros que comunguem dos mesmos ideais e juntos vamos lutar pelo desenvolvimento da Cidade do Frade de Pedra!

CONVENÇÃO DO PMDB ITAPAJEENSE REUNIU TODAS AS FORÇAS OPOSICIONISTAS

Na manhã de sábado, 07 de janeiro, nas dependências da Câmara Municipal de Itapajé aconteceu a Convenção do PMDB, oportunidade que a Agremiação elegeu o ex-prefeito Kelsey Forte e o líder político Toni Cruz como presidente e vice-presidente de seu Diretório Municipal respectivamente, obedecendo, assim, ao calendário e a legislação eleitoral 2012.

Mais que uma simples convenção de diretório partidário o encontro traduziu-se em um grande acontecimento, reunindo praticamente toda a classe política itapajeense, dentre os quais, os cinco últimos prefeitos de Itapajé (Ary Bastos, Vieira Neto, Batista Braga, Cristóvão Cruz e Kelsey Forte), os cinco últimos vice-prefeitos (Sebastião Neto, Dimas Forte, Fernando Mesquita, Elihu Lira e Idervaldo Rocha), o deputado federal itapajeense Danilo Forte (PMDB), Vereadores e vários presidentes e representantes de agremiações partidárias do município, além de grande número de populares.
Prestigiando o acontecimento também o vice-presidente estadual do PMDB e primeiro Suplente do Senador Eunício Oliveira, Dr. Galdêncio Lucena, o deputado estadual Rogério Aguiar e a deputada federal Gorete Pereira.

O discurso inicial foi do presidente da Comissão Provisória, advogado Sebastião Neto, a quem coube dirigir os trabalhos. Seguido dos discursos dos ex-prefeitos Kelsey Forte e Batista Braga, do Vereador Idervaldo Rocha e do líder político Toni Cruz, que demonstraram o desejo de unir forças para recuperar o comando administrativo do município nas eleições desse ano.
O deputado Danilo Forte falou de sua luta por Itapajé, das muitas conquistas nesse primeiro ano como deputado dos itapajeenses e conclamou a todas as lideranças presentes para trabalhar por Itapajé.
O ex-prefeito Kelsey Forte e o vereador Idervaldo Rocha foram enfáticos ao dizer que o futuro prefeito de Itapajé estava naquela sala, referindo-se ao plenário da Câmara Municipal.

http://www.radioguanaces.com.br/novo/

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PMDB REALIZARÁ CONVENÇÃO EM ITAPAJÉ

O PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, realizará neste sábado 07 de Janeiro de 2012, sua convenção municipal para a composição de seu diretório.

A convenção acontecerá no plenário da Câmara Municipal, na Rua Dom Aureliano Matos, Centro, a partir das 10hs da manhã. E contará com a presença do Deputado Federal Danilo Forte e lideranças locais.

PAUTA DA CONVENÇÃO

a) Eleição, por voto direto e secreto, do Diretório municipal, que será constituído de 21 membros e de 7 suplentes.

b) Eleição, por voto direto e secreto de 01 delegado (a) à convenção estadual e respectivo (s) suplente (s).

c) Eleição, por voto direto e secreto, da comissão de ética e disciplina e seus suplentes.

d) Eleição, por voto direto e secreto, da comissão executiva e seus suplentes do conselho fiscal e suplentes pelo diretório municipal eleitos, imediatamente após a convenção ou nos 5 dias subsequentes.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ITAPAJÉ QUATRO EM UM

AI-4 (AI, AI, AI, AI)

Decreto a partir de agora que Itapajé terá sua gestão baseada nesta estrutura:
Três anos de abandono, inércia, descaso, corrupção, incompetência, favoritismo e muita F.E.
Mas este ano é o ano da virada, o ano em que recuperaremos os outros três, pois este ano tem dinheiro e muito. Dinheiro para reformar as escolas do centro, o Capedi e muitas outras coisas mais.
Nós não fizemos essas benfeitorias nos outros anos porque o povo esquece o passado, o povo só lembra-se do presente. O rateio deste ano será esplendido, pois quero o voto dos professores e de seus familiares (em janeiro de 2009 recebi R$ 1.800,00, não lembro o de 2010, em janeiro de 2011 recebi R$ 470,00 (onde foi parar a diferença?). Meu povo, esqueçam o passado e olhem para o futuro. Preciso do seu voto e assim da continuidade à minha de gestão de 4 em 1 (você paga 4 e leva 1), adorei este slogan.
Lembro ainda que a culpa desta má gestão é do kelsey e dos opositores e dos que não votarem em mim pois torcem para que tudo dê errado e assim possam me criticar e ganhar esta eleição.
Itapajé está cheio de falsos profetas e tentam iludir o povo com palavras bonitas e contos de vigário, mas o povo mostrará o seu valor e mandará este prefeito ser locutor da rádio uirapuru pois lá Itapajé faz parte das sete maravilhas do mundo.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Eleições Municipais 2012 em Itapajé já começaram na Internet

Ficou no passado a expectativa pela liberação do TSE da data para o início oficial das campanhas eleitorais. Não que seja permitida campanha eleitoral propriamente dita, com o famoso “VOTE” grifado nos materiais do político com seu número de legenda; mas quem disse que é assim que se faz campanha pela internet?

O uso da internet nos processos eleitorais e a exploração completa e mais eficiente das mídias sociais como novos canais de comunicação fez com que a voz, a imagem e as mensagens de cada político atingissem aqueles eleitores que já encaravam o tradicional horário político da TV como um momento de piada ou simplesmente de desligar o aparelho.

A internet modernizou as eleições, convidando o eleitor a participar da concepção aos bastidores das campanhas de seus candidatos, fosse por fotos ou vídeos do YouTube. Áreas de recado se tornaram palcos de opinião e trouxeram o eleitor para o debate político, passando a servir-lhe como instrumento de diálogo e participação na campanha.

As redes sociais representam uma oportunidade de ampliação da base social e eleitoral de um político e poderosos canais de divulgação e promoção de conteúdos sobre o candidato, servindo a eles como perfeitas plataformas de disseminação de mensagens e notícias espontaneamente reproduzidas por eleitores.

Jogos e aplicativos sociais contagiam os jovens que definitivamente voltaram suas atenções de forma lúdica e participativa à política atual. Fórmula que resolveu o velho problema em atrair a atenção da juventude para a participação política.

Sejamos realistas: o eleitor está mais bem informado e consequentemente mais crítico, mas isso só será problema para o candidato que não conseguir acompanhar o novo momento político que a tecnologia tem trazido às sociedades.

O papel que uma campanha eleitoral deve cumprir é o de envolver o eleitor no seu projeto e a internet é a melhor forma de se construir isso.

Eleições 2012: Prazos de proibições às prefeituras começam a correr

A partir deste domingo — dia 1º de janeiro — começam a correr os primeiros prazos relativos às eleições municipais de outubro próximo.

Assim, as prefeituras de todo o país ficam já proibidas de promover a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios aos cidadãos. Imposta pelo artigo 73 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), a proibição de atuação da administração nesses casos consta da Resolução 23.370, do TSE, que estabelece as condutas vedadas aos agentes públicos no pleito municipal de 2012.
Conforme a regra, a distribuição gratuita de bens, valores e benefícios aos cidadãos em ano eleitoral só é permitida, excepcionalmente, em casos de calamidade pública ou de estado de emergência. Outra exceção prevista é no caso de programas sociais em andamento, autorizados por lei e previstos no orçamento do exercício anterior.
Também a partir deste domingo, estão proibidos programas sociais executados por entidades nominalmente vinculadas a eventuais candidatos, ou mantidas por eles. A proibição vigora mesmo que os programas tenham sido autorizados por lei ou façam parte do orçamento do exercício anterior.
Já publicidade institucional da administração pública só fica proibida a partir do dia 7 de julho, excetuando-se os casos de “grave e urgente necessidade pública”, com autorização da Justiça eleitoral.
No entanto, devem ser respeitados alguns limites, já a partir deste 1º de janeiro. Do próximo domingo até 6 de julho de 2012, as despesas com publicidade não podem exceder a média dos gastos nos três últimos anos que antecedem o pleito ou do último ano imediatamente anterior à eleição, prevalecendo o que for menor.

com informações: Jornal do Brasil/Brasilia