Duas coisas que não me surpreendem para as próximas eleições: que haverá compra de voto e que ficha suja vai participar do processo. Por mais que a justiça eleitoral e a Policia Federal garantam que vão fiscalizar, prender, tornar sem efeito a candidatura e outras coisas mais, ninguém vai conseguir acabar com essa prática suja e nojenta de alguns candidatos.
Sobre a compra do voto, a informação é que já está valendo 100 reais a “casadinha”, para deputado federal e deputado estadual. Para o Senado, cada um que se vire, enquanto para o governo, ai não tem preço, pois o limite é o céu. A PF já botou o bloco na rua, com a chegada de homens e viaturas, mas eles não estão nem aí com as ameaças de prisão.
Quanto ao projeto ficha limpa, lá no Maranhão estão todos livres pela própria justiça para se candidatarem. A prova é que, no Brasil, menos de 30 candidatos estão com suas candidaturas suspensas, convenhamos é muito pouco para a quantidade de gente envolvida com crimes, roubos, falcatruas no serviço público ou fora dele.
Em Alagoas, todo mundo fala a favor ou contra algumas candidaturas. Os advogados discutem através da mídia na defesa de seus interesses. O Tribunal Regional Eleitoral quase todo dia divulga um nome inelegível, mas todos continuam fazendo campanha apostando que tudo isso não vai dar em nada.
De um lado, estão os que defendem o direito a candidatura, pois a regulamentação da lei eleitoral não pode retroagir para prejudicar, não devendo ser aplicada já com o jogo iniciado. Do outro lado, estão os que querem a aplicação imediata da lei, principalmente a sociedade organizada, em nome da ética, do respeito, da dignidade, da transparência, da democracia, dos meus pais, dos meus filhos, da minha mulher e dos meus amigos.
Observa-se, portanto, um jogo de palavras, um show de hipocrisia e uma completa falta de respeito. Mas, diante de tantos argumentos a favor e contra será que o povo está entendendo a situação e está preocupado com ficha suja? Alguém já pesquisou, principalmente no interior, se ele quer saber dessa história e se isso pode mudar o seu voto? Alguém já fez alguma passeata ou uma pesquisa, colheu alguma assinatura e a promessa do povo em não vender o seu voto?
Quem tiver as respostas que apresente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário