terça-feira, 21 de junho de 2011

Conheça Irauçuba a Terra da Amizade

O topônimo Irauçuba vem do Tupi ira(a abelha), ussu(grande) e ba ou pe(caminho) e significa caminho das abelhas. Sua denominação original era Cacimba do Meio, depois Santa Cruz do Norte e desde 1905, Irauçuba.

História

As terras entre as serras: Uruburetama, das Lanchinhas e de São Caetano; e os morros do Urubu e de Missi, eram habitadas por diversas etnias Tupi e Tapuia, entres elas os Anacé, Apuiaré, Kariri e outras, antes de formar-se o povoado de pura caracteríticas sertanejas, que desenvolveu-se ao redor da capela de São Luiz de Gonzaga.

Política

A administração municipal localiza-se na sede: Irauçuba.

Subdivisão

O município é dividido em 5 distritos: Irauçuba(sede), Boa Vista do Caxitoré, Juá, Missi e Coité.

Geografia
Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 539 mm, com chuvas concentradas de janeiro à abril. Irauçuba apresenta uma das menores pluviometrias médias do estado.
Relevo e Solos

Acidentes Geográficos: Serra do Missi, Manoel Dias e Santa Luzia.
Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia dos rio Curu e Aracatiaçu, sendo elas os rios: Aracatiaçu, Caxitoré; Riachos: Arocira, Gabriel e Cachoeira; Açudes: Nogueira Ramos, do Cairu, Jerimum e Santo Anto. do Aracatiaçu,.
Vegetação

A vegetação predominante é caatinga.

Economia

Atividades econômicas: Agricultura, pecuária de subsistência, com a criação de gado leiteiro, suínos, caprinos e ovinos e também o artesanato local, com a confecção de redes e bordados. Irauçuba hoje é a capital cearence da Rede.

Cultura

Principais eventos culturais: festa do padroeiro: São Luiz de Gonzaga(21 de junho), BERRO, Fest e Rede, Festa do Municipio dentre outros.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário