segunda-feira, 26 de abril de 2010
Mensagem de Dr. Oscar aos companheiros do PHS 31
Queridos companheiros solidaristas de todo o Brasil,
O impossível de ontem é a esperança de hoje e a realidade do amanhã. Assim, companheiros, encaramos a maratona que se nos apresenta nesta hora.
Não somos os maiores, nem os mais fortes, porém urge demonstrar que somos os mais esperançosos e lúcidos na busca de um Brasil mais justo, mais transparente, mais honesto, mais humanista e mais solidarista.
Nosso trabalho será desenvolvido de maneira idêntica à inspirada por nossa mascote – a abelha: pequenos, mas todos unidos num mesmo propósito – um Brasil e um mundo melhor. E, por isso, nenhum pequeno esforço será desprezado ou mesmo ignorado. O mínimo já nos será importante. Um feixe de três dobras não se quebra facilmente. Mas cremos que cada um de nós podemos fazer o máximo – pois nosso alvo exige tal coragem.
Nosso plano é simples e objetivo: conquistar pessoas. Aquele que conquista almas sábio é, disse o pregador. Envolveremos o Brasil à medida que nos envolvermos a nós mesmos. Ninguém pode ficar indiferente a uma pessoa incendiada. Deixemos arder em nossa alma a chama de um Brasil solidarista e os brasileiros virão nos ver pegar fogo!
E isso não será demasiadamente difícil, pois nossa proposta é a mesma que os corações já acalentam naturalmente:
1) Somos a favor do Imposto Único Federal, a fim de gerar mais produtividade, mais empregos e mais renda para todos os trabalhadores em todo o país.
2) Somos a favor da promoção do Trabalho e contra a exploração dos mais pobres.
3) Somos a favor da promoção de um Sistema (verdadeiramente) Único de Saúde (acrescido pelos planos que cada qual queira custear para si e para sua família).
4) Defendemos um sistema único de Previdência para todos os brasileiros e sistema complementar para quem deseja dispor de melhores condições na sua velhice.
5) Lutamos por um investimento maciço de recursos na educação desde o nível básico até os cursos profissionalizantes e superiores, gerando as condições necessárias ao ensino e ao aprendizado para uma profissão reconhecida e um profissional qualificado.
6) Defendemos uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. A economia a serviço das pessoas, e não o inverso.
7) Defendemos a formulação de políticas públicas que prevejam a venda das unidades (terrenos, casas, apartamentos) em condições e prazos compatíveis às situações regionais, com a construção de imóveis populares nas médias e pequenas cidades.
8) Defendemos a adequação das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e suas Auxiliares (Polícias e Bombeiros) às novas realidades, tanto no aspecto da defesa do território nacional, como na segurança interna e ordem pública.
9) Defendemos mais investimentos para a diversificação, ampliação e interligação dos vários meios de transportes de pessoal e de carga: rodoviário, metroviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário.
10) Defendemos a promoção do MERCOSUL (a Pátria Grande) como etapa inicial e essencial à integração da América Latina.
11) Defendemos a interiorização do desenvolvimento, investindo na distribuição e administração de recursos para todos os municípios, em especial nas regiões mais pobres e nos favorecidas.
12) Defendemos liberdade de organização e de fidelidade partidárias, assegurando aos Políticos o primado da vontade dos filiados no que tange ao seu funcionamento interno, e a participação popular na elaboração dos planos e programas em todos os níveis da administração pública, principalmente no sistema orçamentário, com mais transparência na administração do Bem Comum.
13) Somos a favor da vida e contra o aborto - é dever do Estado promover a vida e não permitir que esse bem maior seja prejudicado.
14) Somos a favor da Liberdade Religiosa.
15) Lutamos por um Brasil melhor para todos os brasileiros.
Caros amigos, quem poderia ficar indiferente aos temas aqui expostos? Quem poderia jamais aquietar-se quando o anseio é de todos? Quem poderia conformar-se quando tantos outros sonham o mesmo sonho que nós? Quem poderia omitir-se quando a oportunidade se nos apresenta?
É necessário coragem e virtude para lutar. Mas seria ainda mais necessário medo e covardia para omitir-se. E sei que entre nós não há tais. Por isso fomos convocados para este momento. Vamos falar, informar a outros e deixar-lhes conhecer nosso projeto. Os meios estão aí: nossa voz, nossa família, amigos, vizinhos e conhecidos; a internet, o jornal, o rádio, a TV.
Mas não me iludo – nossa maior e melhor estratégia será cada um de vocês atuando o máximo que puder em todos os setores que lhes for possível.
Nossa luta não será pequena – porque não somos pequenos. Nosso desafio não será fácil – porque não lutamos por algo qualquer. Nossa caminhada não será tranqüila – porque não nos dirigimos à utopia.
Antes, teremos de ser corajosos – pois tudo o que é verdadeiro assim o exige. Teremos de ser perseverantes – pois a tudo o que é nobre assim se conquista. Teremos de ser unidos – pois todo bem deve ser compartilhado.
Não espero apenas dias ensolarados, mas homens e mulheres dispostos a enfrentar tempestades. Não anseio mar de rosas, mas pessoas determinadas a enfrentar as ondas. Não lhes peço nada que os queridos colegas já não tenham em si mesmos: uma vontade de ferro e um sonho de construir um futuro melhor para todos nós.
Não olharei para as adversidades, mas para as possibilidades. Não me deixarei desanimar pela violência externa, pois sei que tenho uma fortaleza ao meu redor – cada um de vocês.
Sei que nesta hora me dirijo a homens e mulheres assim. Não me preocupa o que virá, eu sei que tipo de pessoas estão comigo: companheiros, amigos, humanistas, solidaristas, lutadores; homens e mulheres de fibra – homens e mulheres como vocês!
Eu acredito em nossa luta. Eu acredito em nossa vitória. Eu acredito em todos vocês! Sendo assim, à luta, companheiros. E que nossa chama solidarista inflame todo este nosso amado Brasil.
Oscar Silva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário