terça-feira, 6 de julho de 2010

Coluna do Edilmar Norões

TSE pode rever

As reações esboçadas por lideranças políticas do governo e da oposição quanto a uma Resolução do Tribunal Superior Eleitoral dispondo sobre verticalização levaram a que o Tribunal admitisse rever a medida. Assim é que, agosto, após o recesso da Corte, a polêmica Resolução poderá ter, quando nada, o texto amenizado. Ou seja, diferentemente do que está disposto, a medida sofreria algumas alterações de modo a que, graças a essa flexibilização, os candidatos em seus respectivos Estados e em seus programas no rádio e TV poderiam usar imagem e fala dos candidatos à Presidência.

TSE II

Assim como noutros Estados, aqui no Ceará a medida do TSE deixou preocupada a coordenação da campanha de Cid que, inclusive, já decidira que, para não perder Dilma em sua campanha no rádio e na TV, optaria por desfazer a aliança já firmada.

TSE pode rever III

Não há por que negar que, ao contrariarem a medida do TSE, os partidos seriam logo descartados, aliás, como chegou a ser anunciada pelos partidários de Cid. A promessa de que o TSE reexaminará a Resolução, fica a expectativa.

TSE pode rever IV

Como também a coordenação da candidatura de Serra, acham que a medida do TSE deve ser revista, até por ser prejudicial à prática democrática, mais se pode esperar que, em agosto, a questionada Resolução seja revista pelo Tribunal.

Restrições eleitorais

Contratação, nomeação, transferência, exoneração ou demissão de servidor sem justa causa, é a regra que vale até a posse dos eleitos. Está liberado a realização de concurso público e a nomeação de aprovados em concursos homologados até 3 de julho. Nomeações e exonerações de pessoal em cargos comissionados ou para funções no Judiciário, Ministério Público, Tribunais ou Conselho de Contas e dos órgãos da Presidência também são permitidos.

"Não disputarei a reeleição".
Ex-ministro Palocci
que, para se dedicar à campanha de Dilma, não disputará uma cadeira de Deputado, mesmo com eleição certíssima.

Cheiro de povo

É interessante observar que os candidatos, já que a propaganda no rádio e TV somente começará a 17 de agosto, recorram ao corpo-a-corpo com o eleitor. É o que farão, às 9 horas de hoje, no Mercado Central, Cid acompanhado de Eunício e Pimentel.

Bancadas: renovação

A cada eleição é sempre motivo para especulações saber quanto será a renovação nas bancadas, federal e estadual. Não é diferente ao que estamos assistindo agora só que nos parece exagerado dizer que a renovação na Assembleia será na ordem de 50%.

Nivelando por cima

Quanto à renovação nas bancadas, há casos pela decisão de não mais concorrerem. Ou, simplesmente, por não terem apoio para continuar no Parlamento, quando saíram derrotados das urnas. A propósito, ouve-se na sociedade que essa renovação estaria muito bem justificada se os novos eleitos viessem para melhorar o nível dessas bancadas. E, claro, com o aprimoramento do Legislativo.

Governo quer saber

Dezessete municípios do Ceará foram escolhidos para participarem da 1ª Pesquisa Nacional de Vitimização, lançada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

Governo II

É interessante e oportuno dizer que "é a primeira vez que o governo federal ouve a população sobre condições de vida, os fatores de risco e as percepções de segurança. O objetivo é subsidiar políticas públicas para essas áreas.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário