quarta-feira, 20 de abril de 2011

Deputados divergem sobre Reforma Política

Alguns deputados do Ceará acreditam que a Reforma Política não ficará pronta em tempo hábil para ser posta em prática para a eleição de 2012. Para a maioria, essa não é uma preocupação, pois muitos deles esperam que essa Reforma só seja aplicada apenas a partir de 2014, esperando que dessa forma, o projeto tenha uma discussão completa.

Os parlamentares elegem alguns pontos da Reforma, que para eles, devem ser primordiais nesse debate. As opiniões são variadas. Enquanto uns se preocupam com o financiamento de campanha, outros estão atentos no modelo de voto e coligações. Para o deputado Tin Gomes (PHS), quem levou esse assunto para a tribuna da Assembleia Legislativa ontem, o voto em lista é "injusto e imoral".

Ele acredita que esse tipo de voto favorecerá os donos de partidos que deterão o poder de indicar quem eles quiserem para disputar as eleições. Outro assunto que quer ver sendo debatido na Reforma é o fim das coligações tanto proporcionais quanto majoritárias.

"Cadê a ideologia com um amontoando de partidos numa coligação? Como pode o Governo de Cid Gomes e de Luizianne Lins ter 13, 14 partidos coligados? Onde está a ideologia partidária? Não existe", atestou.

Para o deputado, se o Congresso quer realmente fazer uma Reforma para perpetuar nas eleições, é preciso fazer um debate honesto e analisar claramente todas as questões e não fazer mudanças que venham a beneficiar alguns caciques da política. Por isso, ele pediu que seja realizado mais debates na Casa sobre o assunto.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário