domingo, 3 de abril de 2011

O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMPLETO E ATUALIZADO

Crianças e adolescentes têm direitos, que hoje são reconhecidos, enfatizados e garantidos por lei, independente da classe, raça ou qualquer outro tipo de discriminação. Não raro profissionais e instituições precisam estar sempre atentas a essas especificações, para defender mesmo os menores cuidados para com os mais novos cidadãos do país. Conhecer as especificações e detalhes sobre essas normas é sempre indicado para qualquer brasileiro.

Para ter certeza dessa garantia sempre, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi criado. Formado por um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro, tem como objetivo enfatizar e reafirmar a garantia à proteção total e permanente de toda e qualquer criança e adolescente no país. Como um todo, o ECA atualizado funciona como base para a aplicação de medidas e expedição de possíveis encaminhamentos.

Aqui no Blog do phs31itapaje você pode fazer suas pesquisas e estudos do Estatuto da Criança e do Adolescente completo e atualizado, diretamente para seu computador. O arquivo disponível está de acordo com a Lei nº 8.069, de criação do Estatuto em 13 de Julho de 1990 e atualizado até as alterações introduzidas pela Lei nº 11.829, de 25 de Novembro de 2008.

O Estatuto se divide em 2 livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais a pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos. Dentre os tópicos principais, encontram-se os procedimentos de adoção (Livro I, capítulo V), a aplicação de medidas sócio-educativas (Livro II, capítulo II), do Conselho Tutelar (Livro II, capítulo V), e também dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes.

Confira ao lado tudo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre o Conselho Tutelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário