segunda-feira, 30 de abril de 2012
Itapajé Eleições 2012: Um Movimento Novo surge na política local
Somos um grupo de profissionais liberais, professores, estudantes, radialistas e empresários preocupados com a nossa cidade. Não somos apenas mais um grupo que quer usar a política para obter recompensas, mas sim, pessoas independentes e prósperas em suas profissões, que entendem a Política no seu sentido nobre, que é a busca do bem comum para todos.
Dada nossa afinidade de pensamento e a convergência de objetivos, seria apenas uma questão de tempo para que nos uníssemos em prol da causa que tanto defendemos e esbravejávamos, a saber, a profissionalização da gestão pública municipal e a extinção dos males, dos vícios, dos maus comportamentos, do descontrole e de todas as demais práticas que alimentam a ineficiência administrativa.
No intuito de realizar este sonho, nos reunimos agora no Movimento Novo para nosso Município. Este Movimento, fiel a vários princípios bastante caros para nós, nos dará representatividade para defendermos um projeto pleno para a nossa cidade.
Neste Movimento despejaremos todo nosso entusiasmo e dedicação para construir, junto com vocês, ideias e propostas para uma cidade feliz, segura, próspera, organizada, transitável, moderna e protagonista nas questões ambientais, sociais e econômicas. Temos gente, temos universidades, temos empresários. Falta harmonizar as relações entre estes atores, falta político que deixe de agir apenas em benefício próprio e falta atitude proativa por parte daqueles que enterram seus talentos, omitindo-se e deixando de questionar as ações insensatas e improdutivas.
Não queremos o poder pelo prazer de tê-lo, não queremos um clube recreativo para confraternizar e não queremos tapinha nas costas e pedidos de favor. Queremos uma cidade que funcione estruturalmente para atender as demandas do conjunto da população, uma cidade que esteja preparada para os desafios do presente e do futuro. Estamos cansados de ver Itapajé “como a cidade que sonhamos”, queremos tê-la sob os pés, concreta e efetiva, real e verdadeira, pulsando, definitiva.
Assim, convidamos vocês para realizar este projeto conosco, de coração aberto e com o objetivo firme de fazer uma cidade diferente e um governo que funcione para todos. Contamos com vocês!
Itapajé Eleições 2012
Itapajé Eleições 2012. Vemos todos os anos os cidadãos reclamando de medidas tomadas pelos políticos, está na hora de mudar isso se conscientizando do seu voto, afinal é você quem elege. Hoje em dia com a lei da ficha limpa é mais fácil você se informar sobre os seus candidatos.
Esse ano 36.000 eleitores irão as urnas para votar para prefeito e vereador de Itapajé. Atualmente a lista de pré-candidatos a prefeitos já foi lançada, porém apenas alguns fazem parte dos mais populares. Itapajé está sob muitos questionamentos quando o assunto é a cidade, há muito que melhorar. Os pré-candidatos a prefeito que foram lançados até o momento são:
Tony Cruz / Dr. Kelsey Forte - PMDB
Batista Braga - PTB
Elihu Lira - PSB
Francisco Marques - PP
Irmã Mota - PT
Dr. Idé - PR
Francisco Cid - PDT
Agora é com a população da cidade, pois é ela quem decide quem deve governar a cidade nos próximos 4 anos, portanto faça uma escolha consciente.
CNBB quer Ficha Limpa para contratação de comissionados
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou um comunicado sobre as eleições municipais deste ano em que pede que a lei da Ficha Limpa também seja aplicada para o preenchimento de cargos comissionados nas prefeituras.
A nota foi divulgada na cerimônia que marcou o último dia da 50ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorreu no Santuário de Aparecida (180 km de São Paulo).
No documento, assinado pelo presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, o vice da organização, dom José Belisário da Silva e o secretário-geral, Leonardo Steiner, os bispos afirmam que os votos nas eleições municipais “têm consequências para a vida do povo e para o futuro do país”.
“Aos eleitores cabe ficarem de olhos abertos para a ficha dos candidatos e espera-se da sociedade a mobilização, como já ocorre em vários lugares, explicitando a necessidade da Ficha Limpa ser aplicada também aos cargos comissionados para maior consolidação da democracia. Desta forma, dá-se importante passo para colocar fim à corrupção, que ainda envergonha nosso país”.
ENTENDA A NOTÍCIA
A CNBB é uma das entidades da linha de frente do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas para propor o projeto de lei de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa aprovada pelo Congresso e sancionada em 2010.
SERVIÇO
Sede da CNBB
Onde: SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - CEP : 70.200-014 -Brasília - Distrito Federal
Site: http://www.cnbb.org.br/site
Outras informações: (61) 2103-8300
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/04/27/noticiasjornalpolitica,2828615/cnbb-quer-ficha-limpa-para-contratacao-de-comissionados.shtml
Lei da Ficha Limpa é um desafio das eleições brasileiras, destaca o Dr. Djalma Pinto
Encerrando os debates do 1º Seminário sobre Legislação Eleitoral, o Dr. Djalma Pinto apresentou a Lei Complementar nº 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa. O advogado destacou o avanço que a proposta trouxe para a legislação eleitoral, apontando ainda os desafios da sociedade brasileira na sua implantação.
A Lei da Ficha Limpa, dentre os critérios estabelecidos para a inelegibilidade a cargos eletivos no Brasil, estão a desaprovação de contas públicas pelo Tribunal de Contas; condenação por órgão judicial colegiado desde a condenação até o prazo de 8 anos depois do cumprimento da pena; e o beneficiamento próprio e de terceiros pelo abuso do poder político e econômico.
Diante das várias tipificações de crimes para inelegibilidade, Djalma Pinto ressaltou que o mandato eletivo deve ser privativo de pessoas de reputação ilibada, espírito público e de serviço a coletividade. A Lei enquadra também na inelegibilidade doações eleitorais ilegais por pessoa física e jurídica, além da renuncia de mandato diante de representação ou petição capaz de autorizar abertura de processo.
Outro ponto da Lei da Ficha Limpa, destacado por Djalma Pinto, é a não exigência da potencialidade do ato para a configuração do crime. “O que se quer é o respeito à legislação, que haja legitimação, promovendo uma manifestação efetiva da população nas eleições”, colocou. Vale ressaltar que a inelegibilidade não se aplica a crimes culposos, de menor potencial ofensivo e a ação penal privada.
Djalma Pinto ressaltou ainda que os atos de improbidade de políticos no Brasil contribuem com a disseminação da violência. “Uma nação se educa pelos exemplos de seus homens públicos. Vamos exigir a aplicação da Lei, um grande desafio para a sociedade brasileira”, destacou o advogado, apontando os mais de 120 processos contra deputados e senadores em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).
A advogada Isabel Mota, que participou como debatedora do painel Ficha Limpa, ressaltou o envolvimento da sociedade no processo de elaboração da Lei. Ela salientou a importância de debater a legislação eleitoral com a população, apontando que a Lei da Ficha Limpa não veio para cassar os políticos, mas para estabelecer critérios para exerceu cargos eletivos.
http://www.cmfor.ce.gov.br/noticias/lei-da-ficha-limpa-e-um-desafio-das-eleicoes-brasileiras-destaca-dr-djalma-pinto/
A Sociedade e a "Consciência Corrupta".
Em todas as esferas de governo, em inúmeras cidades do Brasil, todos sabem de casos de corrupção que vão desde pequenos valores até valores inimagináveis, ou seja, bilhões. São incontáveis as operações da Polícia Federal com nomes sugestivos. Operação Vampiro (2004), Sanguessuga e Caça Níqueis (2006), Navalha (2007) e Mãos Limpas (2010) são algumas das mais conhecidas e que evidenciam esta roubalheira.
A mais recente e bombástica, até por estar em evidência, é a Operação Monte Carlo (2012), cujos protagonistas principais são: Carlos Augusto de Almeida Ramos, vulgo Carlinhos Cachoeira, ligado ao jogo do bicho e aos bingos e o Senador da República do Brasil Demóstenes Torres do partido Democratas.
Os crimes de corrupção, em sua maioria precisam ter, de um lado, o responsável pela coisa pública (político, servidor, administrador público) e de outro, os empresários inescrupulosos. Portanto, é um crime com vias de mão dupla onde tanto o responsável pelo bem público (corruptor passivo) como o particular, empresário (corruptor ativo) têm idêntica culpa, porém, a imprensa ao denunciar esses crimes, geralmente, dá ênfase ao representante do estado, o que, de certa forma, beneficia os empresários envolvidos.
Com uma grande mobilização da sociedade o Congresso Nacional aprovou a Lei da Ficha Limpa, cujo objetivo é impedir que políticos processados e condenados pela justiça possam candidatar-se às eleições. Esta lei, sem dúvida, além de ser uma importante ferramenta contra os corruptos, é a prova da capacidade do povo de mudar o que está errado. Basta se organizar e ir à luta, discutir como aperfeiçoar as leis eleitorais, acabar com o foro privilegiado, criar mecanismos de punição exemplar aos maus políticos.
Desse modo, a maior e mais eficiente arma contra estes criminosos é a consciência cívica. Não a “consciência corrupta” já exposta, mas a consciência cidadã, a consciência de poder, a consciência de justiça, ou seja, a consciência anticorrupção. E isso começa pelo voto consciente, coerente, com envolvimento político. Este sim, a grande arma contra os ladrões.
Porém, é sábio dizer que a responsabilidade não termina na hora do voto, mas, se inicia a partir dele. Daí que, cabe a nós escolher bem em quem votar, depois, ter a responsabilidade de fiscalizar e pressionar o mau político e banir da vida pública aquele que “rouba, mas faz”.
Pelos nossos filhos, pelos nossos netos, pelas gerações futuras, como premissa de cidadania, temos que abandonar nossa “consciência ou inconsciência corrupta”. Temos que irmos às ruas, em massa, gritar pela liberdade do Brasil.
Temos que lutar contra a corrupção, pois, como disse Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
http://www.alertaantonina.org/2012/04/sociedade-e-consciencia-corrupta.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AlertaAntoninaDoNorte+%28ALERTA+ANTONINA+DO+NORTE%29
sábado, 28 de abril de 2012
De olho na eleição de outubro, D. Aldo lembra que lugar de padre é na igreja
O arcebispo de João Pessoa, Dom Aldo Pagotto, voltou a alertar ontem que a Igreja Católica não apóia a participação de padres na política. Segundo ele, a orientação é antiga, mas que deve ser reeditada a cada eleição, com o objetivo de alertar a todos, que lugar de padre é na igreja, celebrando missas, e não disputando cargos eletivos e nem envolvidos em política partidária.
De acordo com Dom Aldo, a orientação do Papa Bento XVI é para que os padres não se envolvam na política partidária, por entender que este é um papel a ser assumido pelos leigos. No entanto, apesar da proibição há padres que decidem se candidatar e levam adiante os mandatos eletivos.
“Aqueles que desejarem se candidatar ou que ocupam cargos eletivos tem que se afastar a função ministerial. Cabe a Igreja a tarefa de exigir competência dos candidatos, mas não de se envolver no processo eleitoral, como muitos padres fazem. O fato de algum padre, de algum frade, por teimosia se candidatar, ele faz em nome próprio. Ele não terá o apoio da Igreja”, garantiu.
Dom Aldo ressaltou, que além da orientação do papa Bento XVI, o Código de Direito Canônico proíbe o envolvimento de padres na política. “Caso um padre seja eleito, ele não poderá ter nenhum cargo eclesiástico. Não é o caso de brigar com os religiosos que desobedecem as orientações da Igreja. Nós não vamos brigar porque obedece quem tem juízo e bom senso”, comentou.
O arcebispo lembrou ainda, que um padre em sua paróquia não pode se comportar como um “cabo eleitoral”, ou usar o sermão da política para difundir idéias e pensamentos políticos. “É válido destacar que aqui no Estado, todos os padres que estão exercendo cargos políticos estão afastados de sua missão sacerdotal, podendo apenas celebrar uma missa aos domingos, mas sem sair de uma paróquia para outra fazendo pregação”, afirmou.
Dom Aldo anunciou ainda, que como vem fazendo desde 2004, quando assumiu a Arquidiocese da Paraíba, que vai reeditar uma cartilha educativa que igreja sempre distribuiu com seus fieis em ano eleitoral, contendo informações e orientações para ajudar a pessoas escolher os candidatos em quem vão votar.
“A cartilha vai ser atualizada, mas a orientação será sempre a mesma, pautada na ética e voltada para formação de uma consciência política nas pessoas e da garantia de políticas sociais e redução das desigualdades”, declarou.
Da Redação
Com Correio da Paraíba via Mais PB
Eleições 2012: Cenário completamente indefinido na sucessão municipal em Itapajé
Pouco mais de 2 meses para o início do processo eleitoral, nada ainda está definido, tanto para o governo, representado pelo prefeito Francisco Marques (PP), quanto para a oposição, representado pelos partidos: PMDB, PSB, PTB, PRB, PR e PPS, pelo novo grupo político que já se articula PHS, PMN, PSL, PSDB, PCdoB e PRTB, pelo DEM, PPL e o PDT que já tem pré-candidato e pelos partidos PTdoB, PTC, PTN e PSDC. Muitos cidadãos se apresentam como pré-candidatos a prefeito, porém, o que vemos mais no momento é o povo no total ponto de interrogação: “Quem serão os candidatos realmente? Quem apresentará o melhor plano de governo? A situação lançará candidato, já que o prefeito se encontra com uma condenação no TCM? A oposição continuará com sua base unida?
No governo municipal, as atenções concentram-se na figura do atual prefeito da cidade. Uma pergunta corrente é: O prefeito sairá candidato, já que seu nome se encontra com uma condenação de Improbidade Administrativa pelo TCM? Se não for, apoiará Fernando ou Eduardo e/ou alguém da oposição? Dentro dos gabinetes da prefeitura e dos gabinetes dos vereadores que apoiam o governo, o prefeito tem a sua disposição (03) três vereadores que são Stelinha, Josifran e Junior Ferreira.
Porém, ele ainda não tomou a sua decisão e isso gera especulações em sua base de apoio. A grande questão é: Quando Ele definitivamente decidirá se é candidato ou se indicará alguém?. Se o prefeito não sair candidato ou se não indicar rápido seu candidato a sucessão, isso pode neste pouco tempo, desestabilizar sua base de apoio.
Do lado da oposição, as coisas são muito mais complicadas, parece que ainda não houve um encontro para decidirem em consenso o melhor nome para a disputa. Na oposição existe um candidato aclamado pela sua popularidade que é o ex-prefeito Batista Braga, porém, já é claro, apareceram mais quatro nomes como pré-candidatos da oposição que são: Dr. Kelsey e Tony Cruz PMDB, Dr. Idé PR e o líder político Elihu Lira PSB partido do governador Cid Gomes.
Com todas essas questões, posso dizer sem medo o que eu e o povo pensa no momento: “que o cenário dessa eleição em Itapajé está completamente indefinido.
Representantes dos partidos: PHS, PMN, PSL, PSDB, PCdoB e PRTB
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Empresa que não possui veículos não pode ser habilitada em licitação de transporte, afirma TCM
Fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já neste ano de 2012 já teria constatado que em municípios, que possuem relatórios prontos, foram identificadas anomalias na aplicação dos recursos públicos. Na cidade de Ararendá as suspeitas recaem justamente sobre o processo licitatório para o aluguel de veículos pelo poder público. De acordo com o documento, a empresa vencedora da licitação não possui um carro sequer. Ela teria sublocado integralmente o serviço, de pessoas que não participaram da licitação. “Se a empresa não dispunha de condições para executar a prestação, não poderia ter sido habilitada”, aponta o relatório do TCM.
Do blog: Esse tipo de expediente é frequentemente utilizado nas gestões municipais e em Itapajé não seria diferente. A prefeitura do município pagou de 2009 a 2011 por serviços de transporte o valor de R$ 10,4 milhões. A empresa vencedora das licitações nos três primeiros anos da gestão de Francisco Marques Mota sublocou os veículos para transporte escolar e para uso das demais secretarias municipais. É de conhecimento público que os carros alugados pela empresa têm em comum o fato de pertencerem aos apoiadores políticos do atual prefeito. Apesar das cifras milionárias, no transporte escolar muitos carros do tipo pau-de-arara ainda são utilizados no transporte das crianças.
http://joao-matos.blogspot.com.br/2012/04/aviso-do-tcm.html
Com a pré-candidatura do líder político Elihu Lira PSB entra de vez na disputa em Itapajé
Várias lideranças políticas vem se reunindo para tratarem dos rumos do grupo político que fazem a base de oposição em Itapajé.
Nesse grupo contam com membros do Partido Socialista Brasileiro, PSB 40, onde alguns nomes apareciam na boca do povo como possíveis pré-candidatos, a exemplo do líder político Elihu Lira, do Dr. Bastos e do empresário José da Penha. Mas, tanto o partido como lideranças políticas chegaram ao consenso e decidiram apresentar o nome do Líder Político Elihu Lira como pré-candidato a prefeito de Itapajé nas eleições deste ano.
Todas as lideranças, vereadores e os que pleiteiam suas pré-candidaturas a Câmara municipal foram unânimes e afirmaram que o mais importante é a união do grupo, que é salutar para conquistar o pleito de 2012.
O pré-candidato a vice não foi definido ainda, mas vários nomes pleiteiam o cargo. Todos, entretanto, reafirmaram a disposição em dar sustentação a candidatura de Elihu Lira para que o PSB vença as eleições em Itapajé.
Das negociações de apoio, o ex-vice-prefeito e pré-candidato disse que já houve os primeiros contatos do PSB com os demais partidos e grupos políticos com a intenção de formação de um bloco partidário, mas que não há nenhum acerto oficial com nenhum outro partido ou grupo político e que isso deve ocorrer na medida em que os encontros forem acontecendo.
MP já elabora lista dos fichas sujas para agilizar impugnações
De olho no cumprimento da Lei da Ficha Limpa, o procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, sugeriu aos procuradores regionais eleitorais a elaboração de um banco de dados dos políticos ficha suja em cada um dos Estados. A ideia é se preparar de antemão para quando esses políticos (inelegíveis, segundo a lei da Ficha Limpa) registrarem candidatura para as eleições de 2012.
Pressa
A razão da pressa: uma vez requerida uma candidatura, os tribunais terão apenas 5 dias para impugnarem. Ou seja, muito pouco tempo para começar a pesquisa do zero.
Ceará
No Ceará o procurador regional eleitoral, Márcio Andrade Torres, pediu aos Tribunais de Contas do Estado, Municípios e da União, além do Tribunal Regional Eleitoral um levantamento sobre condenações de possíveis candidatos aos cargos de prefeito e vereador com vistas às próximas eleições. “Isso já foi feito aqui em 2010, mais de 10 candidaturas chegaram a ser impugnadas” afirma o procurador.
Banco de Dados
Um banco de dados com informações de todas as cortes deve for formulado para os 123 promotores eleitorais do Ceará até o próximo dia 15 de junho. “Na medida do possível é uma antecipação do levantamento desses dados [...] é um check list muito complexo, por que são várias hipóteses que precisam ser analisadas” justifica.
Na reeleição
Torres garante que também já solicitou aos promotores de cada zona eleitoral que façam um levantamento com atuais prefeitos e vereadores para evitar problemas em hipótese de reeleição. “Se não houver esse levantamento, vai passar candidato ficha-suja” conclui.
Fonte: Portal Terra
Ligeirinhas do Blog do Mardem
I - Cleptocracia é um termo de origem grega, que significa, literalmente, “Estado governado por ladrões”. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder de pessoas que conseguem transformar esse poder político em valor econômico, por diversos modos. O Estado passa a funcionar como uma máquina de extração de renda ilegal da sociedade. Quantas de nossas prefeituras não se transformaram em cleptocracias?!
II – Segundo relatório de governo da prefeitura de Itapajé, refrente ao ano de 2011, foram gastos R$ 1.943.474,27 em assistência social, cerca de 3,24% do orçamento municipal. Apesar disso, diariamente apelos à solidariedade popular vão ao ar nas emissoras de rádio do município. Os pedidos da população carente são de cadeiras de rodas, cestas básicas, leite, remédios, auxílio para realização de exames médicos, etc.
III – O velho Millôr dizia que culpar a televisão pela violência era o mesmo que culpar a janela pela paisagem. Me questiono se o pensamento do mestre também não valeria quando alguns culpam o rádio pela incompetência de certos prefeitos.
IV – Os apaniguados do paço municipal estão em polvorosa. Tudo porque o vigário teria manifestado aos mais próximos intenção de renunciar ao mandato diante das pressões da diocese e por conta de sua rejeição popular. Nem mesmo inauguração de calçamento de ponta de rua e carreata “feita com chapéu alheio” estão surtindo efeito. E para completar o vigário anda as voltas com a desaprovação de suas contas pelo TCM, relativas a 2005. Em reunião com seu staff o que o prefeito mais ouviu foram súplicas para não correr com a cela.
V – A cadeia pública de Itapajé, construída para abrigar 20 presos, conta hoje com uma população carcerária de 43 presos em regime fechado, 12 apenados em regime semiaberto e 13 em regime aberto. A Secretaria de Justiça do estado do Ceará aguarda doação de terreno pela prefeitura para construir um novo presídio fora dos limites urbanos da cidade e em consequência desativar a cadeia hoje em funcionamento.
FAMOSO COLUNISTA DO JORNAL O ESTADO, FERNANDO MAIA, COMENTA POLITICA ITAPAJEENSE
Fernando Maia
• Dias melhores. Em Itapagé, surge uma esperança de dias melhores com a pré-candidatura do empresário Elihu Bastos à prefeitura municipal. Entregue, atualmente, ao padre Marques.
• Fora do mapa. Elihu, ao longo dos últimos anos, tem sido o maior benfeitor do município conseguindo recursos com o governador Cid Gomes e com amigos deputados. Não fora o seu prestígio pessoal, Itapajé estaria fora do mapa estadual.
FONTE: http://www.oestadoce.com.br/?acao=colunas&subacao=ler&colID=7
LÍDER POLITICO ELIHU BASTOS LIRA PARTICIPOU DO PROGRAMA FERNANDO MAIA, NA RÁDIO GLOBO - FORTALEZA
Meus amigos (as), na última segunda-feira, 23 de abril, participei de um programa político na Rádio Globo – Fortaleza (620), atendendo a convite do amigo e renomado jornalista Fernando Maia.
Perguntado sobre as motivações de minha pré-candidatura, respondi que essa decisão teve como principal motivação o incentivo de meus correligionários do PSB, que sabem do meu trabalho e de minha dedicação ao povo itapajeense. Disse também, naquela oportunidade, que outras motivações se somaram a esses incentivos partidários.
Em outras entrevistas, nas Rádios de nossa terra (Guanacés, Atitude e Hawai), tenho colocado minha angustia com relação à morosidade administrativa que Itapajé vem enfrentando nos últimos anos.
Temos conseguido muitos recursos para beneficiar nosso povo, porém, quando partimos para a efetivação dos projetos temos encontrado muitas dificuldades, que, na maioria das vezes inviabilizam sua execução.
Na minha opinião isso não era pra acontecer, pois tenho tratado a gestão municipal com o devido respeito e, na última eleição não tomei partido. Batista Braga, Padre Marques e Ricardo Jorge são minhas testemunhas de que tratei a todos com total isenção, dedicando-me exclusivamente a trabalhar a eleição de meu irmão Batista Lira, que, como é do conhecimento de todos, sofreu um acidente de moto logo no início da campanha, tirando-lhe totalmente da luta.
Estamos perdendo uma ótima oportunidade de crescer, de beneficiar nosso povo, conseguimos os recursos e as coisas não acontecem. Nas eleições de 2010 trabalhei incansavelmente na re-eleição do amigo e irmão Zezinho Albuquerque, nosso deputado estadual e pela primeira eleição do meu primo Danilo Forte. Lutamos também pelos amigos Cid Gomes, nosso governador, e pelo Senador Eunicio Oliveira. Todos vitoriosos! Fiquei muito feliz com nosso povo, que, mais uma vez atendeu meu pedido e seguiu minha orientação. Sou muito grato a essa gente boa de Itapajé.
No início de 2011 comemorei a vitória de meu irmão Batista Lira para presidência da Câmara Municipal e, isso me deu mais força pra lutar, pois, tínhamos a oportunidade de incrementar ainda mais o nosso trabalho em defesa dos itapajeenses. Porém, tenho encontrado dificuldades para por em prática essas conquistas. Só para dar um exemplo, nos conseguimos recursos com o Deputado Danilo Forte para Abastecimento d’água de quatro comunidades rurais (Baixa Grande, Jardim, Chapada e São Pedro), Praça da Juventude, Estrada da Pedra do Frade e o retorno da Caixa Econômica. Só o último foi posto em prática e, em prédio alugado, pois o comodato autorizado pela Câmara Municipal ainda não foi celebrado plenamente pela prefeitura, dificultando a instalação da CEF em prédio “próprio”.
Zezinho Albuquerque conseguiu em 2008, atendendo a nosso pedido, a vinda da Escola Profissionalizante para Itapajé, que passou a funcionar em 2009 na Escola Adriano Nobre, depois de reformada para atender às necessidades desse novo modelo de ensino, em tempo integral. Depois o mesmo deputado conseguiu recursos para construção do prédio próprio da escola profissionalizante, no padrão MEC, a Câmara Municipal aprovou a doação da área a ser ocupado pela escola, a SEDUC do estado já realizou o processo de licitação e, até agora a obra não foi iniciada, creio que por inércia da gestão municipal.
Diante dessa situação e por muitas outras conquistas que NÃO MERECERAM ATENÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL é que resolvi colocar-me à disposição da população, na condição de pré-candidato a prefeito. Estamos conversando com os amigos, com as lideranças partidárias e comunitárias de nossa terra, buscando inicialmente um entendimento, para depois elaborarmos um plano de governo participativo, buscando por em pratica uma gestão dinâmica, moderna e objetiva. Espero contar com o apoio e a compreensão dos amigos para juntos discutirmos o futuro da nossa gente!
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Eleições 2012: Vereador Dr. Idervaldo Rocha diz que é pré-candidato a prefeito
Na sessão legislativa da última quarta-feira, dia 18, o vereador Idervaldo Rocha (PR) afirmou que também é pré-candidato a prefeito de Itapajé. O edil afirmou que a candidatura da oposição sairá do consenso entre o grupo composto, dentre outros nomes, pelos ex-prefeitos Kelsey Forte (PMDB), Batista Braga (PTB), pelos empresários Tony Cruz (PMDB) e Elhiú Lira (PSB). Estes já haviam manifestado intenção em também concorrer ao cargo de prefeito. Completam a lista de pré-candidatos o atual prefeito Francisco Marques Mota (PP) e o presidente do sindicato dos servidores municipais, Cid Lira Braga (PDT). Além destes poderá surgir mais um pleiteante ao cargo maior do executivo municipal. Os partidos PC do B, PMN, PSL, PHS, PSDB, DEM e PRTB cogitam a possibilidade de lançar um candidato saído dessa união.
http://www.blogdomardem.blogspot.com.br/
http://www.blogdomardem.blogspot.com.br/
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Itapajé Eleição 2012: União de partidos pequenos já é realidade
A eleição deste ano em Itapajé promete. Os Partidos: PHS, PMN, PSL, DEM, PRTB, PCdoB E PSDB estão fechando uma nova frente de oposições para concorrer na sucessão do prefeito Marques Mota (PP), que disputará reeleição.
Segundo Marcelo, presidente do PHS, não dá mais para apostar numa gestão que se mostrou cheia de problemas, sem autonomia e que não apresentou perspectivas novas para Itapajé. “Temos que dar novos horizontes para nossa cidade”, afirma o presidente.
Marcelo explica que a união destes partidos considerados pequenos que era um sonho, já se torna realidade, e que desta união sairá o candidato de um dos partidos ou até mesmo um indicado fora desse arco. Inicialmente, a tática é fazer pesquisas para ver quem estaria melhor posicionado junto ao eleitorado.
Segundo Marcelo, presidente do PHS, não dá mais para apostar numa gestão que se mostrou cheia de problemas, sem autonomia e que não apresentou perspectivas novas para Itapajé. “Temos que dar novos horizontes para nossa cidade”, afirma o presidente.
Marcelo explica que a união destes partidos considerados pequenos que era um sonho, já se torna realidade, e que desta união sairá o candidato de um dos partidos ou até mesmo um indicado fora desse arco. Inicialmente, a tática é fazer pesquisas para ver quem estaria melhor posicionado junto ao eleitorado.
Itapajé Eleições 2012: "PHS 31" Ousadia e Transformação
Um expressivo grupo de lideranças representativas da população de Itapajé se filiaram ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS 31). “PHS 31 um partido com projetos políticos claros, ideológicos e democráticos que visam ao desenvolvimento da cidade e a melhoria de vida das pessoas mais carentes. Um partido que traz no próprio nome o lema da igualdade: HUMANISMO E SOLIDARIEDADE” enfatiza a maioria dos filiados.
Segundo o Presidente do PHS em Itapajé, Marcelo, o partido vem com o objetivo de desenvolver em Itapajé uma nova metodologia política. Outras lideranças do partido também ressaltam que a proposta é trabalhar de forma diferente para priorizar como base principal o humanismo e a solidariedade entre as pessoas.
Nosso lema é União, Humildade e Receptividade, estamos abertos para entrar nessa militância em prol do nosso município. Estes são os objetivos desse nosso partido na cidade, o PHS que almeja participar do desenvolvimento de Itapajé, afirmam alguns pré-candidatos.
Segundo o Presidente do PHS em Itapajé, Marcelo, o partido vem com o objetivo de desenvolver em Itapajé uma nova metodologia política. Outras lideranças do partido também ressaltam que a proposta é trabalhar de forma diferente para priorizar como base principal o humanismo e a solidariedade entre as pessoas.
Nosso lema é União, Humildade e Receptividade, estamos abertos para entrar nessa militância em prol do nosso município. Estes são os objetivos desse nosso partido na cidade, o PHS que almeja participar do desenvolvimento de Itapajé, afirmam alguns pré-candidatos.
Caminha da Apoio aos Partidos Politicos Itapajeenses
Por ocasião da 1ª Conferencia Sobre Transparência e Controle Social do Ceará - 1ª CONSOCIAL, estivemos com o Deputado Caminha, a qual se prontificou a dar apoio politico aos partidos que compõem uma nova opção para os Itapajeenses, estes partidos são PHS, PMN, PSL, PC do B, PSDB, DEM e PRTB. Caminha esta otimista em que possamos unidos fazer uma nova frente de representantes do povo através da eleição deste ano de 2012.
Fonte= http://www.facebook.com/profile.php?id=100000049504427
Nota=Esta materia foi postada no endereco eletronico do face= http://www.facebook.com/profile.php?id=100000049504427
Fonte= http://www.facebook.com/profile.php?id=100000049504427
Nota=Esta materia foi postada no endereco eletronico do face= http://www.facebook.com/profile.php?id=100000049504427
quarta-feira, 18 de abril de 2012
PSB DE ITAPAJÉ LANÇA ELIHU LIRA COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO
Na manhã desta quarta-feira, (18) o Partido Socialista Brasileiro – PSB de Itapajé, por meio de seu presidente o líder político Elihu Lira no Programa Impacto da Rádio Guanacés, lançou sua pré-candidatura a prefeito para as eleições de outubro.
De acordo com Elihu Lira, o maior objetivo do PSB é apresentar à comunidade itapajeense um projeto de governo que respeite o cidadão e cidadã e que consiga estruturar uma alternativa consistente e determinada de desenvolvimento, com transparência administrativa e com a participação da sociedade nos destinos de seu município. “Estou confiante de que podemos alavancar o nosso município através de um trabalho sério, honesto, que atenda o anseio maior da nossa população e que devolva à Itapajé o seu lugar de protagonista no desenvolvimento regional de nosso estado”, afirmou Elihu.
Nas palavras do deputado Zezinho Albuquerque, Itapajé é um município que precisa urgentemente discutir um projeto político desenvolvimentista, que venha a resgatar a auto-estima dos itapajeenses, a partir do levantamento de prioridades e que o PSB tem este projeto e que seu amigo Elihu, terá total apoio para desenvolver este projeto para a cidade.
O Deputado Federal Danilo Forte, acredita no potencial de Itapajé e que o município pode se fortalecer ainda mais se estiver articulado com o crescimento do Estado e do Brasil e que continuará a atender as solicitações do amigo Elihu em suas solicitações de mais projetos para o município.
De acordo com o líder político, o PSB de Itapajé estar pronto para apresentar à população uma proposta renovadora e competente, que possa garantir conquistas importantes e fundamentais na área social e econômica para o município.
De acordo com Elihu Lira, o maior objetivo do PSB é apresentar à comunidade itapajeense um projeto de governo que respeite o cidadão e cidadã e que consiga estruturar uma alternativa consistente e determinada de desenvolvimento, com transparência administrativa e com a participação da sociedade nos destinos de seu município. “Estou confiante de que podemos alavancar o nosso município através de um trabalho sério, honesto, que atenda o anseio maior da nossa população e que devolva à Itapajé o seu lugar de protagonista no desenvolvimento regional de nosso estado”, afirmou Elihu.
Nas palavras do deputado Zezinho Albuquerque, Itapajé é um município que precisa urgentemente discutir um projeto político desenvolvimentista, que venha a resgatar a auto-estima dos itapajeenses, a partir do levantamento de prioridades e que o PSB tem este projeto e que seu amigo Elihu, terá total apoio para desenvolver este projeto para a cidade.
O Deputado Federal Danilo Forte, acredita no potencial de Itapajé e que o município pode se fortalecer ainda mais se estiver articulado com o crescimento do Estado e do Brasil e que continuará a atender as solicitações do amigo Elihu em suas solicitações de mais projetos para o município.
De acordo com o líder político, o PSB de Itapajé estar pronto para apresentar à população uma proposta renovadora e competente, que possa garantir conquistas importantes e fundamentais na área social e econômica para o município.
Eleitor tem 22 dias para solicitar título
Quem precisa tirar o título de eleitor, transferir ou fazer a revisão eleitoral tem apenas 22 dias para procurar a Jusiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o prazo termina no próximo dia 9 de maio.
Com a chegada do fim do prazo, a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, em Fortaleza, registrou aumento superior a 60% na procura pelos serviços. A média de atendimento passou de 600 para 1.000 eleitores por dia. Além disso, a unidade móvel do TRE chega a atender 400 pessoas por dia.
Para solicitar o título, transferir ou fazer a revisão eleitoral, é necessário que o eleitor apresente um documento de identidade com foto e comprovante de endereço atualizado com no mínimo três meses de moradia. Os homens com 18 anos precisam apresentar, ainda, o certificado de alistamento militar.
Pontos de atendimento
Para auxiliar no atendimento dos eleitores, o TRE Ceará está disponibilizou ônibus adaptado no no Parque das Crianças, próximo à Praça Coração de Jesus. O atendimento está sendo oferecido até a próxima sexta-feira, 20, entre 9 horas e 15 horas.
O atendimento também é feito na Central da Praia de Iracema, que funciona na AV. Almirante Barroso, 601, de 8 às 17 horas, e na Casa de Justiça e Cidadania, na Av. Duque de Caxias, 1170, no Centro, de segunda a sexta, de 8 às 13 horas.
No período de 30 de abril a 09 de maio, a Justiça Eleitoral disponibilizará atendimento centralizado no Ginásio Paulo Sarasate, de segunda a sexta, de 8 às 17 horas, e no feriado de 1º de maio, sábado, 5 de maio, e domingo, 6 de maio, de 8 às 13 horas.
Importante lembrar que quem perdeu o título e precisa de uma segunda via sem nenhuma alteração cadastral, pode deixar para depois do dia 9 de maio, uma vez que o prazo para segunda via se estende até 10 dias antes das eleições (27/9).
Postado por Cleber Vieira
Fonte: O Povo Online
Com a chegada do fim do prazo, a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, em Fortaleza, registrou aumento superior a 60% na procura pelos serviços. A média de atendimento passou de 600 para 1.000 eleitores por dia. Além disso, a unidade móvel do TRE chega a atender 400 pessoas por dia.
Para solicitar o título, transferir ou fazer a revisão eleitoral, é necessário que o eleitor apresente um documento de identidade com foto e comprovante de endereço atualizado com no mínimo três meses de moradia. Os homens com 18 anos precisam apresentar, ainda, o certificado de alistamento militar.
Pontos de atendimento
Para auxiliar no atendimento dos eleitores, o TRE Ceará está disponibilizou ônibus adaptado no no Parque das Crianças, próximo à Praça Coração de Jesus. O atendimento está sendo oferecido até a próxima sexta-feira, 20, entre 9 horas e 15 horas.
O atendimento também é feito na Central da Praia de Iracema, que funciona na AV. Almirante Barroso, 601, de 8 às 17 horas, e na Casa de Justiça e Cidadania, na Av. Duque de Caxias, 1170, no Centro, de segunda a sexta, de 8 às 13 horas.
No período de 30 de abril a 09 de maio, a Justiça Eleitoral disponibilizará atendimento centralizado no Ginásio Paulo Sarasate, de segunda a sexta, de 8 às 17 horas, e no feriado de 1º de maio, sábado, 5 de maio, e domingo, 6 de maio, de 8 às 13 horas.
Importante lembrar que quem perdeu o título e precisa de uma segunda via sem nenhuma alteração cadastral, pode deixar para depois do dia 9 de maio, uma vez que o prazo para segunda via se estende até 10 dias antes das eleições (27/9).
Postado por Cleber Vieira
Fonte: O Povo Online
terça-feira, 17 de abril de 2012
Eleições 2012: Partidos pequenos de Itapajé "Ousadia e Transformação" na política de Itapajé
Os representantes do PMN, PHS, DEM, PRTB, PCdoB, PSL e PSDB, que estão se reunindo frenquentemente, já tem reunião agendada para a próxima semana, o objetivo é definirem logo a estratégia para a eleição deste ano em Itapajé. A expectativa era de que o grupo formasse uma coligação apenas proporcional para disputar as vagas na Câmara Municipal, mas na última reunião ficou acertado de que pode haver um acordo para uma candidatura própria do grupo na disputa pela prefeitura.
Apesar de serem chamados de pequenos ou “nanicos”, esses partidos tiveram um bom desempenho na última eleição municipal. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos mais de 28 mil votos para vereador, esses partidos receberam mais de 5 mil votos, o equivalente a 20% do total. Acontece que estavam em coligações separadas e que agora unidos, têm grande chances de atingirem o objetivo de elegerem seus representantes.
Outros partidos estão na mira da possível aliança. “Estamos aguardando contato de outros partidos para fazerem uma coligação conosco”, diz José Airton, presidente municipal do PMN.
Apesar de serem chamados de pequenos ou “nanicos”, esses partidos tiveram um bom desempenho na última eleição municipal. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos mais de 28 mil votos para vereador, esses partidos receberam mais de 5 mil votos, o equivalente a 20% do total. Acontece que estavam em coligações separadas e que agora unidos, têm grande chances de atingirem o objetivo de elegerem seus representantes.
Outros partidos estão na mira da possível aliança. “Estamos aguardando contato de outros partidos para fazerem uma coligação conosco”, diz José Airton, presidente municipal do PMN.
Eleições 2012: PDT 12 confirma candidato à prefeitura de Itapajé
O Partido Democrático Trabalhista (PDT 12) confirmou na última quinta-feira (12) o nome de Francisco Cid, Advogado, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itapajé (SISPUMI) e ex-conselheiro tutelar para as eleições à prefeitura municipal de Itapajé, em outubro deste ano. "Não vamos para uma aventura, vamos para vencer a eleição, Itapajé não pode mais esperar" disse o pré-candidato Francisco Disse.
O pré-candidato é oposicionista a gestão municipal. E a posição vai permanecer a mesma, segundo Cid. "Vamos continuar sendo oposição. Mas não faremos oposição às pessoas, mas sim ao modelo administrativo atual", afirmou.
O pré-candidato é oposicionista a gestão municipal. E a posição vai permanecer a mesma, segundo Cid. "Vamos continuar sendo oposição. Mas não faremos oposição às pessoas, mas sim ao modelo administrativo atual", afirmou.
Eleições 2012: surge novo bloco de partidos políticos de olho na sucessão em Itapajé
O presidente municipal do PMN de Itapajé, José Airton, comandou na noite da última sexta-feira, 13, em sua residencia, reunião que resultou na formação de um grupo de sete partidos que fecharam acordo sobre as eleições deste ano.
Do encontro, participaram os representantes Silva Neto PHS, Tarcisio Rocha PSL, Julimar Sampaio PSDB, Dra. Clara PCdoB, Cleudes Nascimento DEM e Silvio Pinto PRTB.
Ficou acertado que esse bloco vai trabalhar pra fazer pelo menos 03 vereadores, tentando alcançar 6 mil votos.
Sobre candidatura a prefeito de Itapajé, segundo José Airton, ficou acertado que virão novas reuniões desse bloco com outras agremiações políticas.
“Dependendo do cenário, da ocasião e de pesquisa, poderemos sair com candidatura própria”, finalizou José Airton.
Do encontro, participaram os representantes Silva Neto PHS, Tarcisio Rocha PSL, Julimar Sampaio PSDB, Dra. Clara PCdoB, Cleudes Nascimento DEM e Silvio Pinto PRTB.
Ficou acertado que esse bloco vai trabalhar pra fazer pelo menos 03 vereadores, tentando alcançar 6 mil votos.
Sobre candidatura a prefeito de Itapajé, segundo José Airton, ficou acertado que virão novas reuniões desse bloco com outras agremiações políticas.
“Dependendo do cenário, da ocasião e de pesquisa, poderemos sair com candidatura própria”, finalizou José Airton.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
PEQUENOS PARTIDOS DO MUNICÍPIO DE ITAPAJÉ SE UNEM PARA FAZER FRENTE ÀS GRANDES LEGENDAS
Na tarde da última sexta-feira, dia 13 de abril, presidentes e representantes dos diretórios municipais do PC do B, PMN, PSL, PHS, PSDB, DEM e PRTB se reuniram para discutir os rumos dessas legendas nas eleições deste ano. Os representantes partidários, cientes que hoje suas siglas têm uma pequena representação no cenário político municipal, decidiram unir forças. Em acordo inicial os partidos se mostraram propensos a compor uma coligação para as eleições proporcionais, sem a interferência dos considerados “partidos grandes” do município. Na reunião foi aventada ainda a possibilidade dessa coalizão de partidos lançarem um candidato a prefeito. O grupo deverá recorrer a uma pesquisa de intenção de votos para avaliar quem poderia ser um bom nome para ser apresentado à população como alternativa à polarização eleitoral em Itapajé.
Fonte: Blog do Mardem
Fonte: Blog do Mardem
sábado, 14 de abril de 2012
ELIHÚ BASTOS LIRA CONFIRMA SUA PRÉ-CANDIDATURA PELO PSB A PREFEITO DE ITAPAJÉ
Foram várias as especulações e boatos dando conta de que o líder político Elihú Bastos Lira, estaria disposto a concorre a prefeitura de Itapajé nas eleições deste ano, porém, a confirmação de sua pré-candidatura só foi decidida na tarde e noite desta sexta-feira, 13 de abril.
Na última terça-feira (11), em entrevista concedida ao Radialista Tabosa Filho da Rádio Guanacés AM, Elihú, ao ser indagado se seria pré-candidato, disse que iria continuar trabalhando pelo povo itapajeense, deixando a entender nas entrelinhas, que teria pretensões, mas, não confirmou sua posição.
A semana foi de muitos comentários acerca do assunto, eis que nesta sexta-feira, o líder político Elihú Bastos Lira, após algumas reuniões com lideranças políticas, decidiu sair de cima do muro, e agora é pré-candidato a prefeito do município de Itapajé. Esta informação veio do próprio Elihú, que logo após tomar a decisão procurou a equipe de reportagem da Rádio Guanacés AM para informar em primeira mão.
Elihú informou também, que além de ser apoiado pelo povo, terá o apoio do governador do Ceará, Cid Gomes, do ex-ministro, Ciro Gomes e dos deputados Zezinho Albuquerque e Danilo Forte.
http://www.radioguanaces.com.br/novo/
Na última terça-feira (11), em entrevista concedida ao Radialista Tabosa Filho da Rádio Guanacés AM, Elihú, ao ser indagado se seria pré-candidato, disse que iria continuar trabalhando pelo povo itapajeense, deixando a entender nas entrelinhas, que teria pretensões, mas, não confirmou sua posição.
A semana foi de muitos comentários acerca do assunto, eis que nesta sexta-feira, o líder político Elihú Bastos Lira, após algumas reuniões com lideranças políticas, decidiu sair de cima do muro, e agora é pré-candidato a prefeito do município de Itapajé. Esta informação veio do próprio Elihú, que logo após tomar a decisão procurou a equipe de reportagem da Rádio Guanacés AM para informar em primeira mão.
Elihú informou também, que além de ser apoiado pelo povo, terá o apoio do governador do Ceará, Cid Gomes, do ex-ministro, Ciro Gomes e dos deputados Zezinho Albuquerque e Danilo Forte.
http://www.radioguanaces.com.br/novo/
PSB poderá entrar na disputa em Itapajé
O PSB do governador Cid Gomes quer lançar candidaturas própria em vários municípios cearense.
Em Itapajé, os irmãos Ferreira Gomes estão avaliando o lançamento da candidatura do presidente do partido e amigo o líder político Elihu Lira, que também tem o apoio do deputado Federal Danilo Forte PMDB, do deputado estadual Zezinho Albuquerque PSB, e de várias lideranças locais.
Em Itapajé, os irmãos Ferreira Gomes estão avaliando o lançamento da candidatura do presidente do partido e amigo o líder político Elihu Lira, que também tem o apoio do deputado Federal Danilo Forte PMDB, do deputado estadual Zezinho Albuquerque PSB, e de várias lideranças locais.
Bispo Dom Antônio Cavuto orienta prefeito a deixar o cargo
Segundo informa o advogado Dr. Sebastião Neto na rede social Facebook, o prefeito de Itapajé, Padre Marques estaria sofrendo grande pressão do bispo Dom Antônio Cavuto para abandonar a política. O religioso teria demonstrado seu desagrado com a atuação político-partidária de Marques, em detrimento do seu trabalho pastoral. O prelado tem recebido forte pressão de setores da Igreja Católica que não toleram a situação reinante. Seria certamente uma alternativa mais honrosa do que deixar a política pela porta dos fundos por figurar na lista dos “fichas sujas”!
Fonte: Blog do Mardem
Fonte: Blog do Mardem
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Prefeito de Itapajé perde apoios para seu projeto de reeleição
O prefeito de Itapajé, Francisco Marques (PP), perdeu em três anos de mandato vários apoios para seu projeto de reeleição. O PHS foi o primeiro a abandonar a coligação firmada em 2008. O afastamento foi anunciado pelo presidente municipal do partido o ex-conselheiro tutelar, Marcelo. Segundo ele, Francisco Marques não deu à legenda a atenção merecida. “Ele não deu ao PHS espaço na estrutura do governo e, durante toda gestão, nunca nos chamou sequer para uma conversa (política)”, criticou Marcelo.
A proposta do partido agora é de articulação e preparação do partido para a eleição municipal que se aproxima. “O que temos de certo é que o partido não irar apoiar o prefeito”, afirmou o presidente do PHS. A expectativa dos dirigentes da sigla é de apresentar aos eleitores da cidade uma lista com 26 candidatos a vereador dentro de uma coligação. “Chegaremos a aproximadamente 10 mil votos”, antecipou. Francisco Marques enfrenta problemas na base para emplacar o projeto de reeleição. Parte do PT, por exemplo, defende a tese da candidatura própria, com os nomes da presidente do partido Irmã Mota e/ou do militante José Temóteo.
A proposta do partido agora é de articulação e preparação do partido para a eleição municipal que se aproxima. “O que temos de certo é que o partido não irar apoiar o prefeito”, afirmou o presidente do PHS. A expectativa dos dirigentes da sigla é de apresentar aos eleitores da cidade uma lista com 26 candidatos a vereador dentro de uma coligação. “Chegaremos a aproximadamente 10 mil votos”, antecipou. Francisco Marques enfrenta problemas na base para emplacar o projeto de reeleição. Parte do PT, por exemplo, defende a tese da candidatura própria, com os nomes da presidente do partido Irmã Mota e/ou do militante José Temóteo.
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Sucessão municipal em Irauçuba
A decisão sobre a indicação do nome da situação que deverá concorrer ao cargo de prefeito nas eleições deste ano em Irauçuba foi anunciada no dia 29 de março. O prefeito Raimundo Nonato Sousa Silva anunciou oficialmente o nome do vereador Zé Mota (PHS) como pré-candidato do grupo político que detém o poder naquele município. A última reunião para definir o pré-candidato ocorreu na casa de Nonatinho e se estendeu das 15:30 até as 23:30. Dr. Bastos disse que não deixa de ser uma surpresa a indicação de Zé Mota, mas concluiu que o nome do vereador foi escolhido depois da desistência do também vereador Paulo George em concorrer ao cargo de prefeito. Muitos viam em Dr. George um perfil mais aproximado daquele apresentado pelo próprio prefeito Nonatinho em quase oito anos de governo. Nosso analista prevê uma eleição bem disputada, uma vez que o principal adversário de Zé Mota deverá ser Heleno Araújo, ex-secretário de governo de Nonatinho e figura até hoje identificada com o estilo de governar do atual prefeito e coresponsável pelos avanços conquistados por aquela cidade nos últimos anos. Dr. Bastos disse inclusive que se não tivesse corrido o rompimento intempestivo entre Heleno e Nonato, o ex-secretário de desenvolvimento econômico e agropecuário teria tudo para ser o candidato natural da situação.
http://www.atitudefm969.com.br/claras_ideias.php
http://www.atitudefm969.com.br/claras_ideias.php
Claras Ideias por Dr. Bastos
Lei da Ficha Limpa
A Lei da Ficha Limpa e suas implicações foram destaque nas análises do analista da rádio Atitude, Dr. Bastos, na coluna Claras Ideias desta quarta-feira, dia 04. A discussão foi motivada por entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude, do ex-procurador do estado do Ceará, professor, escritor e advogado especialista em direito eleitoral, Dr. Djalma Pinto, que esclareceu pontos sobre a referida lei. Entre tantos pontos Dr. Djalma esclareceu quais as condições impostas aos políticos para que estejam elegíveis no pleito de 2012. Na interpretação de Dr. Bastos, apesar da lei da ficha limpa ter representado um avanço nas tentativas de moralização da política, as leis brasileiras de modo geral sempre deixam brechas para que alguns maus políticos continuem no jogo eleitoral. “Nossas leis não são conclusivas”, disse. Ele acredita que seria melhor que políticos que cometeram práticas dolosas contra o erário público fossem expurgados definitivamente da vida pública, a exemplo do que ocorre em muitos países europeus e asiáticos. Apesar disso reconheceu o grande avanço alcançado pela criação da lei. Mas disse que a população terá que ser o principal “filtro” da política brasileira. De nada adiantarão leis como a da ficha limpa se os eleitores não tomarem consciência de que têm a obrigação de votar em candidatos de vida pregressa ilibada e comprometidos com a causa pública. “O nosso eleitor tem que ser crítico, observador e ter boa memória”, afirmou. Certamente a maior conquista da supracitada lei foi a participação do povo na criação de um mecanismo para afastar políticos ímprobos da política. Pela primeira vez desde o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, a população não se mobilizava de forma impetuosa em assuntos de política. A lei complementar 135 nasceu de um projeto de lei popular subscrito por um milhão e trezentas mil assinaturas. Dr. Bastos defendeu ainda a extensão da ficha limpa para os partidos políticos. As legendas, segundo ele, só deveriam aceitar em seus quadros filiados com vida pregressa compatível com as boas práticas da vida pública. Esta imposição simplesmente extinguiriam os chamados “fichas sujas”, uma vez que para ser eleito todo candidato deve estar filiado a um partido político. A conclusão a que chega nosso comentarista é que devemos avançar mais na vigilância aos homens públicos, tanto com leis mais severas como com maior senso crítico.
http://www.atitudefm969.com.br/claras_ideias.php
A Lei da Ficha Limpa e suas implicações foram destaque nas análises do analista da rádio Atitude, Dr. Bastos, na coluna Claras Ideias desta quarta-feira, dia 04. A discussão foi motivada por entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude, do ex-procurador do estado do Ceará, professor, escritor e advogado especialista em direito eleitoral, Dr. Djalma Pinto, que esclareceu pontos sobre a referida lei. Entre tantos pontos Dr. Djalma esclareceu quais as condições impostas aos políticos para que estejam elegíveis no pleito de 2012. Na interpretação de Dr. Bastos, apesar da lei da ficha limpa ter representado um avanço nas tentativas de moralização da política, as leis brasileiras de modo geral sempre deixam brechas para que alguns maus políticos continuem no jogo eleitoral. “Nossas leis não são conclusivas”, disse. Ele acredita que seria melhor que políticos que cometeram práticas dolosas contra o erário público fossem expurgados definitivamente da vida pública, a exemplo do que ocorre em muitos países europeus e asiáticos. Apesar disso reconheceu o grande avanço alcançado pela criação da lei. Mas disse que a população terá que ser o principal “filtro” da política brasileira. De nada adiantarão leis como a da ficha limpa se os eleitores não tomarem consciência de que têm a obrigação de votar em candidatos de vida pregressa ilibada e comprometidos com a causa pública. “O nosso eleitor tem que ser crítico, observador e ter boa memória”, afirmou. Certamente a maior conquista da supracitada lei foi a participação do povo na criação de um mecanismo para afastar políticos ímprobos da política. Pela primeira vez desde o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, a população não se mobilizava de forma impetuosa em assuntos de política. A lei complementar 135 nasceu de um projeto de lei popular subscrito por um milhão e trezentas mil assinaturas. Dr. Bastos defendeu ainda a extensão da ficha limpa para os partidos políticos. As legendas, segundo ele, só deveriam aceitar em seus quadros filiados com vida pregressa compatível com as boas práticas da vida pública. Esta imposição simplesmente extinguiriam os chamados “fichas sujas”, uma vez que para ser eleito todo candidato deve estar filiado a um partido político. A conclusão a que chega nosso comentarista é que devemos avançar mais na vigilância aos homens públicos, tanto com leis mais severas como com maior senso crítico.
http://www.atitudefm969.com.br/claras_ideias.php
sábado, 7 de abril de 2012
Eleições 2012: Vejam quem precisa se afastar para ser candidato
Hoje 07 de abril, todos os candidatos à Câmara Municipal que possuem cargos públicos terão que pedir afastamento
O calendário das eleições municipais deste ano inicia, esta semana, mais uma etapa importante para quem deseja participar da disputa por um cargo eletivo. Trata-se da fase de afastamento (desincompatibilização) de cargos e funções públicas para quem pretende ser candidato a vereador, vice-prefeito e prefeito. Os prazos variam de seis a três meses antes do pleito e dependem da função ocupada e do cargo em disputa.
OS PRAZOS DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO, SÃO:
Servidor Público Estatutário ou não, da Administração direta ou indireta, inclusive das Fundações mantidas pelo Poder Público, devem afastar-se 3 (três) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Julho de 2012), com percepção dos vencimentos integrais;
Comissionados, devem ser exonerados 03 (três) meses antes das eleições, ou seja, (07 de Julho de 2012), sem direito a remuneração;
Secretário Municipal para candidatar-se a Prefeito ou Vice-Prefeito, precisa desincompatibilizar-se até 04 (quatro) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Junho de 2012). Para Vereador, 06 (seis) meses, ou seja, (07 de Abril de 2012);
Dirigentes de Autarquias, Fundações ou Empresas Públicas, deve desincompatibilizar-se até 04 (quatro) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Junho de 2012), se quiserem candidatar-se a Prefeito ou Vice. Para Vereador, 06 (seis) meses, ou seja, (07 de Abril de 2012);
Dirigente Sindical, para candidatar-se a Vereador, deverá desincompatibilizar-se 06 (seis) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Abril de 2012) e 04 (quatro) meses, ou seja, (07 de Junho de 2012), para o Prefeito;
Dirigente de Conselho Municipal Comunitário, Associação de Moradores e Recreativas, Dirigentes Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dirigente de Fundações ligadas a Partido Político e Presidente de Partido Político, não precisam se afastar para concorrer a nenhum cargo eletivo;
Diretor de Escola/Professor há necessidade de desincompatibilizar-se 03 (três) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Julho de 2012) , com percepção dos vencimentos integrais;
Vice-Prefeito não precisa afastar para se candidatar a Prefeito ou Vereador;
Deputado/Deputada, no exercício do seu mandato, não há necessidade de desincompatibilização para se candidatar a Prefeito;
Vereador, não precisa se afastar do Legislativo para a re-eleição. Também não precisa se afastar para candidatar-se a Prefeito ou Vice;
Assessor Parlamentar, tanto Federal quanto Estadual, precisam se afastar do cargo 03 (três) meses antes do pleito ou seja, (07 de Julho de 2012), para concorrerem tanto a Vereança quanto a Prefeito.
O calendário das eleições municipais deste ano inicia, esta semana, mais uma etapa importante para quem deseja participar da disputa por um cargo eletivo. Trata-se da fase de afastamento (desincompatibilização) de cargos e funções públicas para quem pretende ser candidato a vereador, vice-prefeito e prefeito. Os prazos variam de seis a três meses antes do pleito e dependem da função ocupada e do cargo em disputa.
OS PRAZOS DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO, SÃO:
Servidor Público Estatutário ou não, da Administração direta ou indireta, inclusive das Fundações mantidas pelo Poder Público, devem afastar-se 3 (três) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Julho de 2012), com percepção dos vencimentos integrais;
Comissionados, devem ser exonerados 03 (três) meses antes das eleições, ou seja, (07 de Julho de 2012), sem direito a remuneração;
Secretário Municipal para candidatar-se a Prefeito ou Vice-Prefeito, precisa desincompatibilizar-se até 04 (quatro) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Junho de 2012). Para Vereador, 06 (seis) meses, ou seja, (07 de Abril de 2012);
Dirigentes de Autarquias, Fundações ou Empresas Públicas, deve desincompatibilizar-se até 04 (quatro) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Junho de 2012), se quiserem candidatar-se a Prefeito ou Vice. Para Vereador, 06 (seis) meses, ou seja, (07 de Abril de 2012);
Dirigente Sindical, para candidatar-se a Vereador, deverá desincompatibilizar-se 06 (seis) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Abril de 2012) e 04 (quatro) meses, ou seja, (07 de Junho de 2012), para o Prefeito;
Dirigente de Conselho Municipal Comunitário, Associação de Moradores e Recreativas, Dirigentes Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dirigente de Fundações ligadas a Partido Político e Presidente de Partido Político, não precisam se afastar para concorrer a nenhum cargo eletivo;
Diretor de Escola/Professor há necessidade de desincompatibilizar-se 03 (três) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Julho de 2012) , com percepção dos vencimentos integrais;
Vice-Prefeito não precisa afastar para se candidatar a Prefeito ou Vereador;
Deputado/Deputada, no exercício do seu mandato, não há necessidade de desincompatibilização para se candidatar a Prefeito;
Vereador, não precisa se afastar do Legislativo para a re-eleição. Também não precisa se afastar para candidatar-se a Prefeito ou Vice;
Assessor Parlamentar, tanto Federal quanto Estadual, precisam se afastar do cargo 03 (três) meses antes do pleito ou seja, (07 de Julho de 2012), para concorrerem tanto a Vereança quanto a Prefeito.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Jesus Cristo ressuscitou! Está vivo! Feliz Páscoa!
“Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaias 53:3).
Jesus Cristo ressuscitou! Está vivo!
“Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!” (Lc 24, 5b-6). Três dias após a morte de Jesus, algumas mulheres foram ao seu túmulo, ouviram este anúncio e se tornaram mensageiras dessa boa notícia.
Também hoje a Igreja testemunha e anuncia, como fez através dos séculos: Jesus Cristo, morto na cruz, ressuscitou, está vivo e presente no meio de nós! Por infinita condescendência para conosco, Deus tornou-se próximo de nós e manifestou-nos amor sem medida, iluminou e deu sentido novo à vida através da ressurreição de Jesus.
A Páscoa, passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, empenha-nos decididamente na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura e na convivência humana. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência.
A Páscoa faz-nos abraçar a defesa da vida humana, em todas as suas fases, e da natureza, ambiente da vida, dom do Criador. O cuidado da Terra, nossa casa comum, e o zelo pela sua capacidade de acolher e abrigar a vida são cada vez mais urgentes e requerem o esforço solidário de todos; essas atitudes decorrem do respeito a Deus criador e amigo da vida.
Que Jesus Cristo renasça em seu coração, e transforme a sua vida fazendo obras novas.
Jesus Cristo ressuscitou! Está vivo!
“Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!” (Lc 24, 5b-6). Três dias após a morte de Jesus, algumas mulheres foram ao seu túmulo, ouviram este anúncio e se tornaram mensageiras dessa boa notícia.
Também hoje a Igreja testemunha e anuncia, como fez através dos séculos: Jesus Cristo, morto na cruz, ressuscitou, está vivo e presente no meio de nós! Por infinita condescendência para conosco, Deus tornou-se próximo de nós e manifestou-nos amor sem medida, iluminou e deu sentido novo à vida através da ressurreição de Jesus.
A Páscoa, passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, empenha-nos decididamente na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura e na convivência humana. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência.
A Páscoa faz-nos abraçar a defesa da vida humana, em todas as suas fases, e da natureza, ambiente da vida, dom do Criador. O cuidado da Terra, nossa casa comum, e o zelo pela sua capacidade de acolher e abrigar a vida são cada vez mais urgentes e requerem o esforço solidário de todos; essas atitudes decorrem do respeito a Deus criador e amigo da vida.
Que Jesus Cristo renasça em seu coração, e transforme a sua vida fazendo obras novas.
COMO DEVE FUNCIONAR O PSF?
O Programa Saúde da Família (PSF) teve início em 1994 como um dos programas propostos pelo Governo Federal aos municípios para implementar a atenção básica. A ação busca estimular a implantação de equipes de saúde da família, agentes comunitários de saúde e equipes de saúde bucal, nos municípios, visando à reorientação das práticas assistenciais básicas, com ênfase nas ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.
A equipe básica é composta por (no mínimo): médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem (ou técnico de enfermagem) e Agentes Comunitários de Saúde (em número máximo de 1 para cada 400 pessoas no urbano e 1 para cada 280 pessoas no rural). Todos os integrantes devem ter jornada de trabalho de 40 horas semanais. Inúmeras cidades brasileiras contratam outros profissionais como farmacêuticos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, etc.
O público-alvo compreende a população residente na área de abrangência das Equipes de Saúde da Família,
determinada mediante processo de territorialização realizado no âmbito do município. Ocorre, ainda, a divisão em microáreas sob supervisão de um Agente Comunitário de Saúde - ACS, cuja população não pode ser superior a 750 pessoas.
Segundo a Controladoria-Geral da União o sucesso do programa depende do acompanhamento contínuo das famílias da comunidade por parte da Equipe de Saúde. Por isso, é de particular importância que médicos e demais profissionais da área médica (inclusive agentes de saúde) estejam cumprindo rigorosamente seus horários de trabalho.
Se existe um PSF perto da sua casa, tenha certeza de que, para o Governo Federal ele está completo (com médico, enfermeiro, dentista, etc.). Se o PSF que você conhece não está funcionando de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 16h, com todos os serviços, DENUNCIE, pois, alguém está ganhando e você perdendo. Saúde é direito seu!
Envie sua denúncia para:
Controladoria-Geral da União
Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas
SAS, Quadra 1 Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro, 10º andar
CEP 70070-905 - Brasília-DF
A equipe básica é composta por (no mínimo): médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem (ou técnico de enfermagem) e Agentes Comunitários de Saúde (em número máximo de 1 para cada 400 pessoas no urbano e 1 para cada 280 pessoas no rural). Todos os integrantes devem ter jornada de trabalho de 40 horas semanais. Inúmeras cidades brasileiras contratam outros profissionais como farmacêuticos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, etc.
O público-alvo compreende a população residente na área de abrangência das Equipes de Saúde da Família,
determinada mediante processo de territorialização realizado no âmbito do município. Ocorre, ainda, a divisão em microáreas sob supervisão de um Agente Comunitário de Saúde - ACS, cuja população não pode ser superior a 750 pessoas.
Segundo a Controladoria-Geral da União o sucesso do programa depende do acompanhamento contínuo das famílias da comunidade por parte da Equipe de Saúde. Por isso, é de particular importância que médicos e demais profissionais da área médica (inclusive agentes de saúde) estejam cumprindo rigorosamente seus horários de trabalho.
Se existe um PSF perto da sua casa, tenha certeza de que, para o Governo Federal ele está completo (com médico, enfermeiro, dentista, etc.). Se o PSF que você conhece não está funcionando de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 16h, com todos os serviços, DENUNCIE, pois, alguém está ganhando e você perdendo. Saúde é direito seu!
Envie sua denúncia para:
Controladoria-Geral da União
Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas
SAS, Quadra 1 Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro, 10º andar
CEP 70070-905 - Brasília-DF
Leque de opções - Coluna do Edilmar Norões
A confirmar-se o que se ouve de líderes partidários, a disputa para a Prefeitura de Fortaleza neste ano será a que vai reunir o maior número de postulantes de todas as disputadas nesta Capital e, claro, no primeiro turno. Pelo menos, é o que se pode avaliar quando o PDT lança Heitor Ferrer; o PSDB confirma por todo este mês o nome de Marcos Cals; o PCdoB já não tem mais dúvidas quanto a Inácio Arruda, enquanto o PT anunciou que o seu candidato sairá em maio. Enquanto isso, o deputado Tin Gomes já avisou que, apoiado em seis partidos, esse grupo também terá chapa própria. Some-se a isso, que o Psol, o PV, o PPS trabalham seus candidatos e que o PSB de Cid e o PMDB de Eunício, por falta de entendimento com o PT, terão seus candidatos.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1123282&coluna=1
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1123282&coluna=1
Assinar:
Postagens (Atom)