sexta-feira, 25 de junho de 2010

Comentários de Edilmar Norões

Jogo político

Neste fim de semana os partidos, ao promoverem suas convenções, darão fim às especulações que ao longo dos últimos meses alimentaram as conversas públicas e de bastidores sobre sucessão estadual. O que, convenhamos, a ninguém deve surpreender, sabendo-se que é exatamente assim como a política e os políticos trabalham até que suas posições eleitorais sejam definidas. E os que acompanham o dia-a-dia das demarches sucessórias a tudo devem assistir certos de que o desfecho a que chegarem as lideranças partidárias, mesmo com o rompimento do PSDB com o PSB, faz parte do jogo político.

Jogo

A candidatura do governador Cid à reeleição vai chegar à convenção deste domingo liderada pelo PSB e respaldado por mais 13 partidos. Ao construir uma aliança com tamanha estrutura partidária claro que para Cid é um significativo aporte eleitoral.

Perfil político

Diferentemente de Cid, nem Lúcio nem Marcos contam com tantos partidos. Em contrapartida, têm a respaldá-los uma marcante posição na política estadual, apoiados pelos relevantes cargos que ocuparam pelo voto cearense.

Perfil político II

Assim como Cid, também Marcos Cals foi presidente da Assembleia.

Como Cid, Lúcio foi governador. E, dos três, é Lúcio que detém mais posições, pois, além de governador, foi eleito senador, prefeito de Fortaleza e deputado federal.

Agentes de saúde

Pelos serviços que prestam no combate às endemias, os agentes de saúde poderão receber o benefício da Lei Estadual, que institui o Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. Esta lei possibilita que pessoas de baixo poder aquisitivo sejam isentas do pagamento dos serviços e taxas para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação. É o que dispõe projeto de lei de autoria do deputado João Ananias (PCdoB).

Reconhecimento

É de autoria do deputado Sérgio Aguiar o projeto que concede o título de Cidadão Cearense ao atual diretor superintendente do Sebrae, Carlos Cruz. Graduado pela FGV e funcionário do BNB, ele é um piauense e há muito radicado no Ceará.

Educação: Desafio

Proposta de emenda à Constituição aprovada em 2009 traz um novo desafio educacional para o País: incluir na escola, todas as crianças a partir dos quatro anos de idade. A estrutura e projetos pedagógicos para educação infantil ainda são insuficientes.

Discurso tucano

"É incontestável o desperdício de recursos federais em repasses para organizações não governamentais e outras entidades privadas e na reforma agrária", esse é um dos temas que vão marcar o discurso de campanha presidencial do PSDB. O que vai fazer com base no relatório do Tribunal de Contas da União enviado às presidências da Câmara Federal e do Senado, como avalia o deputado Alfredo Kaefer, do Paraná.

Sucessão especial

Em sua primeira entrevista, depois de escolhido candidato, Marcos Cals mostrou-se confiante de que, apoiado em sua trajetória política e de sua família, como o ex-governador César Cals, seu pai, poderá vencer a eleição.

Sucessão estadual II

Já o senador Tasso Jereissati, presente à entrevista de Marcos Cals, depois de reafirmar sua confiança na vitória de seu partido, voltou a criticar o governo Cid Gomes, inclusive, de nepotismo, pois nomeou o irmão Lúcio, secretário.

Fonte: Diário do Nordeste - Coluna Edilmar Norões

Nenhum comentário:

Postar um comentário