quarta-feira, 9 de junho de 2010

ITAPAJÉ: POPULAÇÃO AMEDRONTADA COM FALTA DE SEGURANÇA NA CIDADE

A população do município de Itapajé vive, com certeza, um dos piores momentos de sua história na área da segurança pública. A criminalidade no município alcança números alarmantes. Se analisarmos os dados estatísticos, facilmente comprovaremos o quadro preocupante em que se encontra o município.

Em 2009 foram 08 (oito) homicídios em doze meses, enquanto que em 2010, somente nos primeiros 158 dias, já contabilizamos 11 (onze) homicídios no município. Isso significa o aumento de quase 300% no número de mortes violentas em Itapajé.

O que mais preocupa é que nada tem sido feito para minimizar o quadro, além da boa vontade dos pouquíssimos profissionais da área. Quer sejam policiais militares ou civis. Somente no mês de março deste ano foram cometidos 05 (cinco) homicídios.

Essa situação aqui relatada se soma a um grande número de pequenos furtos e assaltos de celulares praticados contra jovens, nos mais diversos bairros de Itapajé. O quadro é de fato preocupante, tanto que a imprensa, através de seus múltiplos meios de divulgação, coloca o município na liderança do ranking da criminalidade regional, com absoluta “vantagem”, infelizmente.

Confira os números e nomes dos itapajeenses que foram abatidos de forma violenta em 2010, segundo dados fornecidos pelas autoridades da área da segurança pública do município de Itapajé.
01 – Dia 01.03.10 – Pedro Henrique Santos Matos, morto a faca
02 – Dia 07.03.10 – Alan Costa Gomes, morto a faca;
03 – Dia 17.03.10 – Antonio Claudio Carlos de Oliveira, morto a faca;
04 – Dia 20.03.10 – Antonio Iris Silva da Mota foi morto a faca;
05 – Dia 28.03.10 – José Carneiro Silva foi morto a faca;
06 – Dia 02.04.10 – José Augusto Borges da Silva foi morto a faca;
07 – Dia 25.04.10 – Francisco Sampaio Almeida Júnior foi morto a faca;
08 – Dia 05.05.10 – Luiz Viana de Sousa foi morto a pauladas;
09 – Dia 07.05.10 – Idelzuite Camelo Viana foi morta a pauladas;
10 – Dia 06.06.10 – Edilson Matos Alves foi morto a faca;
11 – Dia 07.06.10 – Daniel Salvina Leite foi morto a faca.

O mais preocupante é que, dos crimes cometidos neste ano apenas seis foram esclarecidos, com seus autores recolhidos (presos) ou se apresentando voluntariamente, como é caso específico do Senhor Raimundo Nonato Andrade Carneiro (Nonato violeiro), que se apresentou voluntariamente ao delegado Dr. Márcio Rodrigo Gutierrez Rocha, titular da delegacia de policia civil de Itapajé, após matar com um golpe de faca o jovem Edilson Matos Alves, na madrugada do último domingo, 06 de junho.

A população de Itapajé clama por melhores condições de segurança, como por exemplo, a criação da companhia da policia militar, que atenderia aos municípios de Itapajé, Tejuçuoca e Irauçuba. Espera-se que as autoridades compreendam a urgência na tomada de decisão, pois os fatos mostram um quadro, no mínimo alarmante.

Fonte: www.radioguanaces.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário