quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Não existe eleição ganha; não existe adversário fraco; não existe candidato imbatível

“Quem ganharia a eleição em Itapajé”, se a eleição fosse hoje. Isto a exatos 306 dias das eleições de 2012! Acontece que a eleição não é hoje, não se sabe ainda quais serão os candidatos a Prefeito, a Vice Prefeito e a Vereadores, quais as propostas dos candidatos e quais as coligações majoritárias e proporcionais. Tudo pode acontecer até o dia 07 de outubro de 2012, data da eleição: O atual prefeito pode ser reeleito ou pode perder a eleição! Eleição não é ciência exata e nem sempre 2 + 2 são 4!

Faltando todo este tempo para as eleições, o que interessa agora é a pesquisa espontânea e o nível de rejeição de cada candidato. Há dois tipos de rejeição: Rejeição porque o candidato não é suficientemente conhecido e não se conhece as ideias dele e rejeição porque o candidato pisou na bola politicamente ou deixou de fazer alguma coisa esperada pela população. As duas rejeições podem ser trabalhadas e dependendo da estratégia adotada, podem ser superadas ou não.

Um bom exemplo para mostrar que ninguém ganha eleição na véspera, foi a eleição de 2008, em Itapajé. No final de agosto, isto é a pouco mais de um mês da eleição, o candidato do PTB, Batista Braga, mostrou uma pesquisa na qual estava com 10% de vantagem, contra o outro candidato, do PP, que seria eleito, de acordo com as pesquisas. Batista Braga nunca havia perdido uma eleição e o grupo político dele dominava a cidade há 20 anos. Acabou o outro candidato ganhando a eleição, com 51% dos votos, contra 49% de Batista Braga.

Nos meus poucos anos de experiência política eu aprendi pelo menos quatro verdades: Não existe eleição ganha; não existe adversário fraco; não existe candidato imbatível e não existe pesquisa infalível. Quem acreditar diferente, vai quebrar a cara. A gente só sabe quem vai ganhar a eleição quando os votos começam a ser totalizados. Até pesquisa “boca de urna” já foi desmoralizada, mesmo sendo feitas por institutos muito competentes.

Calma, senhoras e senhores, a campanha ainda não começou e não há sequer candidatos definidos para a próxima eleição. Por enquanto estão todos se articulando, se estruturando, montando as suas estratégias, arregimentando os seus exércitos, treinando a sua artilharia e a sua infantaria. A “guerra” começa no dia 07 de julho e só terminará no dia 07 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário