sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FUNDEB – VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Graças ao FUNDEF (1996-2007) atual FUNDEB (2007...) tem-se assegurado por lei, recursos para remuneração dos profissionais do magistério, o que, aliado à Lei 11738/2008 (Lei do Piso Salarial do Professor) tem proporcionado salários mais dignos a esses profissionais.
A mesma lei que criou o FUNDEB determina que pelo menos 60% dos recursos do fundo devem ser gastos com os salários dos professores. O estado do Ceará aplica 75% este ano; promete elevar para 78% em 2012; e atingir o percentual de 80% do FUNDEB até 2014 só com remuneração dos docentes. Faz bem mais do que manda a Lei.

O município de Fortaleza, por sua vez, vai agraciar seus professores com nada menos que: cursos de graduação pagos pelo município aos professores de nível médio; 13º salário integral, além dos 40% antecipados em junho; e um notebook para cada professor. Por lá também, certamente, se rompe a barreira dos 60% do fundo com salários. E esse “pacote de bondades” poderá ser estendido a todos os servidores da capital.

Já em nosso Itapajé a coisa é bem diferente. Aqui, nem de longe se aplica o mínimo exigido por Lei. E pacote de bondade? Por aqui nem no dia do servidor público, nem no Natal, nem no dia do professor, o servidor ganha sequer um cartãozinho! O gestor municipal se vangloria aqui, na Itapipoca e onde mais der certo, por pagar acima do piso nacional aos professores. Essa ladainha é cantada por muitos detentores de cargos, do mais alto ao mais baixo escalão. Subestimam a mais modesta das inteligências. Os rateios de 2009, 2010 provam que ele poderia pagar bem mais e ainda assim só estaria cumprindo a determinação legal de gastar o mínimo de 60%. Para dar os 13% de reajuste esse ano foi uma choradeira danada. Por nada menos de quatro vezes falou que tínhamos a “segurança do rateio”. Digo aqui o que disse lá: segurança é ter o meu no bolso mês a mês e não sob os “cuidados” deles. Por que será que eles fazem tanta questão de ficar cuidando da sobra dos 60% para ratear em janeiro do exercício seguinte? Ao que tudo indica o popular “rato” desse ano será maior que aquele de 2009.

Sobre esse assunto tenho uma certeza e uma esperança. A certeza é que em 2012 e11es continuarão não aplicando o mínimo de 60%, apesar da luta do SISPUMI, que por certo, continuará cada vez mais forte. A esperança é que em 2012 o “rato”, gordo ou magro seja pago ainda em dezembro.
Aproveito o ensejo para, sinceramente, desejar a todos os itapajeenses, especialmente aos visitantes deste blog. um 2012 bem melhor que 2011, em todos os aspectos.

Professor Idelmar

Um comentário:

  1. eu sei porque que e11es querem ficar "cuidando" por tanto tempo do dinheiro do professor. Mas não posso falar aqui.

    ResponderExcluir