segunda-feira, 7 de março de 2011

Como transformar a minha vida?

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a Boa, Agradável, e Perfeita Vontade de Deus.” (Romanos 12,2)

Paulo exorta primeiramente, o que fazer, como fazer e o porque de se fazer. Além de toda riqueza contida neste fragmento da Carta aos Romanos, há uma palavra que muda significativamente o entendimento a respeito deste: A não conformação com o mundo, trata-se da luta própria de todo cristão. O cristão, a exemplo de seu mestre, é um agente transformador da realidade onde se encontra. Esse, na verdade é o sentido do “fermento”, do “sal” e “luz do mundo”, citados por Jesus. O fermento transforma a massa onde se encontra, a faz crescer, o sal dá o sabor e a luz ilumina as trevas, transforma a noite em dia.
Após nos dizer o que fazer, o Apóstolo nos orienta como proceder. A palavra “VOSSO”, então, possui grande importância no contexto. Transformai o mundo pela renovação do “vosso” espirito. Em outras palavras, se queres mudar o mundo, comece a mudança a partir de você. O Evangelho nunca foi tão conhecido no mundo, Jesus é também o “personagem” mais conhecido de todas as nações. Sendo assim, qual o motivo de vivermos ainda tantos conflitos, guerras, fome, ódio, violência, injustiça e tantas outras degradações que aniquilam o homem e a mulher? Porque eu, mesmo dizendo que conheço a Cristo, me sinto tão infeliz e sinto que nada muda em meu viver?
A resposta se encontra na pergunta. O problema é que somente se “diz” que conhece a Cristo. Essas pessoas na verdade são simpatizantes e não discípulos. O conhecimento verdadeiro de Jesus implica em mudança, em transformação. Transformação esta, que é primeiramente em mim e depois nos que estão à minha volta. Isso é conversão. Essa é a transformação de que fala Paulo. O Discípulo de Jesus é obrigado a transformar a sua própria vida, através do próprio empenho e também pela força do Espirito e essa transformação é transmitida a outros. Transformar implica em SER TRANSFORMADO.
Finalmente, a motivação. Ninguém pode discernir qual é a vontade de Deus e assim, fazer o que lhe é agradável e perfeito, se não for um alguém transformado, alguém nascido do Espírito. Quem nasce da carne faz o que agrada a carne, assim, quem nasce do Espirito faz o que agrada a Deus. Fazer o que agrada a Deus é fazer o que me faz feliz, pois este é o propósito da existência do homem, ser feliz ao lado de Deus. E essa é a vontade de Deus, porque ele nos ama. Não podemos ser perfeitos sem o auxilio do Senhor. Ele é o nosso coração, a nossa vida, a razão de nossa existência. Ele é quem complementa com seu infinito, o nada que nós somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário