sexta-feira, 11 de março de 2011

Padre José Arnoldo solicita apoio para preservar Igreja Matriz

O pároco de Itapajé, Padre José Arnoldo de Lima Sales, relatou que já procurou de todas as maneiras possíveis resolver o problema de que algumas crianças, adolescentes e até pessoas adultas, estão danificando a frente da Igreja Matriz do município com a pratica esportiva.

Em seu relato, solicita das autoridades Municipais e até mesmo do representante do Ministério Público Estadual que tomem as devidas providências urgentes quanto a questão da utilização do patamar da Igreja Matriz com a pratica esportiva e outros fins.
Segundo o pároco, no patamar da Igreja Matriz diariamente no final das tardes, os moradores vizinhos, e as pessoas que passam perto do referido patamar perderam privacidade em virtude do conglomerado de jogadores, adultos e jovens, com gritaria, algazarra, bolas constantes caindo nos portões das casas, bolas pegando nos veículos que trafegam pelas imediações do local.
De acordo com moradores, as pessoas não podem mais andar por cima do Patamar da Igreja que correm o risco de pegar uma bolada ou ser machucada por uma bicicleta.
Contrariando o que reza a Lei Federal n° 7.347/85 em seus artigos 129, III e 225. Futebol é muito bom, gostoso demais, mas para se jogar em local devido, em campos, em quadra, sem colocar em risco as pessoas” declarou Padre Arnoldo.

Padre Arnoldo finalizou relatando que a estética urbana se constituiu em constante preocupação dos povos civilizados e se encontra inserida na temática do moderno urbanismo, tem que se cuidar dos aspectos artísticos, panorâmicos, paisagísticos, monumentais, históricos, de interesse cultural e turísticos da comunidade zelando pelas Praças, pelo patrimônio público.
O uso indevido da área destinada ao Patamar da Igreja Matriz localizado no centro de Itapajé, caracteriza-se ilícito civil de natureza pública. É portanto, inadequado a destinação de jogos nessa praça, pois a mesma tem dimensão pequena, isto é, faz com que os jogos de futebol nela tenha uma destinação que contraria o Código de Postura dos Municípios e as Leis. O Patamar da Igreja e a Praça da Matriz é uma zona de proteção ambiental, de espaços abertos para pessoas passar, passear e para plantas, quem passa na hora do jogo é obrigado a andar no meio da Rua, em via de circulação de veículos, correndo risco até de ser atropelado por algum veículo, pois no Patamar corre o risco de levar uma bolada.

Dispõe o artigo 3º, III, da Lei nº 6.938/81:
É a degradação da qualidade ambiental resultante de atividade que direta ou indiretamente, prejudiquem a saúde, a segurança e o bem estar da população.
Então, conclui-se que esta atividade é uma verdadeira lesão ao meio ambiente, existem ainda os interesses coletivos (moradores, vizinhos, pessoas que passam na mesma correndo risco). Essas pessoas jogando bola no Patamar da Igreja Matriz causam interferência no tráfego local, põem em risco quem passa perto e de quem fica na porta de suas casas no final da tarde.

Padre José Arnoldo de Lima Sales Pároco de Itapajé

Nenhum comentário:

Postar um comentário