segunda-feira, 28 de março de 2011

Itapajé: Eleições 2012 – Prefeito e Vereador

Em 2012, todos os brasileiros já têm um compromisso marcado a favor da democracia e do direito de escolha que todo cidadão possui. Na data prevista, 7 de Outubro, os eleitores deverão comparecer as urnas para eleger políticos que atuam no âmbito municipal – Prefeitos e Vereadores. Serão cerca de 5.564 prefeitos eleitos para comandar todas as cidades brasileiras por quatro anos, caso o mesmo candidato não seja reeleito.

Votar é um direito constitucional de todo o cidadão, é acima de tudo a forma mais direta de participar da democracia nacional, ao indicar uma pessoa para governar o seu país, estado ou município. Em 2010, escolhemos entre candidatos à presidência da República, governadores estaduais, deputados estaduais, federais e senadores e daqui há 1 ano e 7 meses, deveremos fazer novas escolhas e contribuir para o desenvolvimento do nosso país.

A partir do próximo ano, a maioria dos partidos políticos já começarão a se reunir para decidir qual serão os candidatos lançados, além de já iniciarem o planejamento das campanhas de cada um dos possíveis prefeitos e vereadores. Geralmente, realizam-se convenções partidárias em todos os municípios e a decisão de lançar um dos candidatos é dada em conjunto. O mesmo acontece com os vereadores, que apesar de serem eleitos em número proporcional ao tamanho e ao número de habitantes da cidade, também representam a maior categoria de cidadãos elegíveis.

Essa é a melhor época também para os eleitores, pois estes podem começar a observar o desempenho dos atuais prefeitos e vereadores e assim, saber se os mesmos merecem ou não o seu voto nas próximas eleições. O Tribunal Regional Eleitoral começará em breve a organizar todo o cenário municipal para receber o período eleitoral. Pois é, para você que já sabe quem são os possíveis candidatos na sua cidade, fique atento aos atos praticados pelos referidos políticos e não se deixe enganar durante as eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário