sábado, 24 de setembro de 2011

Uma luta se vence nas ruas

A recente revolução popular ocorrida no Egito, que derrubou o ditador Hosni Mubarak e seu vice, Omar Suleiman, tem sido saudada como uma vitória das novas tecnologias, pelo importante papel que twitter, facebook, blogs e outras várias ferramentas tecnológicas de última geração desempenharam na comunicação entre os manifestantes. No entanto, a grande lição dessa vitória popular é uma só: a revolução se faz nas ruas. Também foi assim na Tunísia, onde o ex-presidente Zine El Abidine Ben Ali, no poder há 23 anos, teve que fugir do país após uma forte onda de protestos.
Toda miscelânea de tecnologia virtual é bem-vinda para facilitar a comunicação entre as pessoas, mas é a ação de gastar a sola de sapato e empunhar cartazes, faixas e bandeiras nas ruas, em direção aos centros do poder, que faz toda a diferença.
Foi a massa, mobilizada nas ruas que fez a revolução na Rússia. Foram mais de 10 milhões de trabalhadores e estudantes franceses que inspiraram gerações em todo o mundo, no lendário maio de 1968, a lutar por mudanças. Mobilizações nas ruas foram cruciais para a retomada da democracia no Brasil, com o memorável movimento das Diretas Já. Foi graças aos gritos que vieram das ruas, que o Congresso Nacional tirou do poder o então presidente Fernando Collor de Mello, por meio de um impeachment.
Mesmo os mais cruéis ditadores nunca resistiram à coragem de um povo que decide levar às ruas e às praças as lutas que acreditam. Sempre que um povo toma consciência da sua força e diz “basta”, a queda de quem o oprime é só uma questão de tempo. E não será diferente em Itapajé.

José Marcelino é Presidente Municipal do PHS 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário