quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Descaso, inércia, descompromisso e impiedade

A população itapajeense é sabedora que o nosso município não dispõe de um sistema de tratamento de esgoto e que não se vê agilidade e nem sucesso para que essa situação se reverta em curto prazo.
Há muito tempo assiste-se à revolta dos moradores do Conjunto São Francisco II em relação a cobrança de uma tarifa de esgoto cobrada em cima do valor total da conta de água, mas não pensem que a revolta é por causa da tarifa. A revolta é porque esse serviço de tratamento de esgoto não existe há pelo menos quatro anos e nem por um momento a gestão atual pensou em retirar esta tarifa. Esta tarifa sofreu uma redução há mais ou menos 2 anos de 40% para 20%.
Outro agravante nesta situação é a contaminação e poluição do conhecido Riacho da Raposa que passa naquela região recebendo não só os dejetos humanos deste conjunto como também dos bairros do Barateiro e Conjunto São Francisco I.
O descaso da gestão atual permitiu que os equipamentos ali existentes ficassem sucateados e muitos não existem mais. Na ânsia de se economizar centavos, perdeu-se milhares de reais. A compra desses equipamentos vai ser demorada e como sempre coloca-se a culpa nas gestões passadas.
Percebe-se que a história se repete e a população mais carente arca com o luxo dos privilegiados. Reconhece-se que aquela comunidade do Conjunto São Francisco II é desprovida de assistência, mas esta comunidade não se abala facilmente pois há nela o espírito guerreiro onde a força renasce diante das fraquezas e das adversidades e luta de maneira digna e incessante na busca do seu pão de cada dia.
Mas até mesmo os mais passivos e subservientes viram leões e quebram correntes, denunciando esse caos em que se encontra nossa cidade e passando de telespectadores a agentes ativos que buscam melhorias para o seu cotidiano e mostra a alguns desta classe que lhes prometeram mundos e fundos que o tempo muda e que as pessoas mudam e refletem, criticam e opinam sobre aquilo que diz respeito ao seu bem estar e sobrevivência.
Lembrem-se que eles não estão pedindo favores, mas exigindo respeito, compromisso e cumprimento de um direito que lhes é assistido por lei e que certos corrupiões insistem em não atendê-los e assim instigam a revolta popular.
(FOTOS ESTAÇÃO DE ESGOTO - RUA PAULO PEIXE - CONJUNTO SÃO FRANCISCO II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário