sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Itapajé - Deciclopedia

- Onde fica Itapajé? ciclista: No buraco entre serras. Ao chegar num restaurante... - O que tem para comer? - O dono: Nada - E beber? - Nada. - O que você faz aqui? - Nada. Um dia falou-se que laírton dos teclados ia "tocar" umas em itapajé, então faustão perguntou: onde fica essa tribo? Laírton respondeu que era na "Amazônia". Talvez ele foi mesmo tocar em toda floresta porque por aqui não apareceu para o show e pense num quebra-quebra no clube do criador. Noutro dia um motorista que passava pela curva d'morte avistou-a e disse: Meu Deus!!! Eu vou MORRRRREÊEE!!!. Ainda bem que ele contou essa estória.

História
A cidade de Itapajé (ou Riacho do Fogo à época) se formou quando os Portugueses exilaram vários bandidos pelo Brasil, como o ceará fica próximo a europa grande parte desse pessoal veio parar por aqui. Como esses portugueses não tinham nada para fazer e eram ociosos, muitos índios que praticavam o canibalismo na época se aproveitaram para se banquetear de "carne nova", então os portugueses se achando mais cruéis decidirão comer também os índios, aliás, as índias. ...E pense numa descendência!

População
com 48.000 habitantes, Itapajé é a 35º cidade do ceará com contingentes de famintos e sedentos desde de sua origem. Grandes pesquisadores dizem que o fato de itapajé ter essa fama desagradável é puro castigo de Deus. "Jesuítas andaram por essas terras catequizando os indígenas há mais de 250 anos e os índios vendo sua comida acabar pelos portugueses então decidiram amarrá-los até morrerem de fome, com isso Deus se irritou e rogou um castigo: a de todos passar fome quem vier a morar pelas essas terras", afirma o historiador Doutor Vidal da Penha. O problema é que Itapajé não carece só de comida, afirma outro historiador, doutor Francisco Timbó da Silva. Ele argumenta que a população sofre com a falta d'água, "Itapagé foi um navio brasileiro afundado pelos alemães na costa nordestina entre pernambuco e alagoas na 2º grande guerra mundial, então devido a falta de bravura de seus marinhos não ter conseguido chegar a costa para se livrar do afogamento, o então presidente Getúlio Vargas escolheu uma cidade do interior do ceará para denominá-la Itapajé ou Itapagé e fazer com que seus habitantes sinta o que significaria a falta de água, que no caso para os marinheiros seriam suas salvações".

Economia
As atividades em itapajé se resumem: tapa buraco na BR 222 feitas por parte das crianças que apanham até dar todo dinheiro arrecadado para os pais e as mães gastarem com cachaça no bar mais próximo. Os outros não sabem andar ou são cegas ou lactantes.
30% dos adolescentes vende jarros de barro lapidados com mijo(como a falta de água é grande qualquer líquido, menos mercúrio, é água). grande parte da população exerce vigilância dos céus a espera de helicópteros da ONU para ajuda Humanitária.
Outra parte vive nas igrejas pedindo a Deus alguma comida e os padres e os pastores o dízimo. muitos vivem da criação de bichos estranhos para comerem, como: tejo, calango, pardal, guaxinim, lagartixa, cobra, formiga de roça( a famosa tanajura), besouros, rato, raposa, carcará e os afrodisíacos barata preta e escorpião.
Existem também uns velhinhos que passam "melhor" com um salário mínimo dada pela previdência e no qual como são muitos solidários reparte com sua prole ou é tomado a força pelos filhos de barba e de cabelos, também, grisalhos.
Há trabalho remunerado, também, e em três lugares distintos: 1º na prefeitura para aqueles que estão cansados de trabalhar no "duro" e ganhar pouco. 2º nas lojas da cidade onde pagam 1/5 de um salário mínimo mas que na carteira consta um(01)mínimo e 3º e o mais louvável na indústria de calçados onde lá possamos ficar "chapados" com a cola dos sapatos e ainda por cima ganhar um(01) mínimo.

Religião e Cultura
Muitos são os que acreditam nos milagres de São Francisco, os católicos. Outros creem somente em Deus, os evangélicos. Mas a maioria gosta mesmo é de ogun e oxum, essa, uma(mulher) orixá do amor e da fertilidade. A razão da existência dessas entidades por aqui, se deve o fato dessa região ser um lugar de clima ameno, o que era bom para pecuária e para cultivo da cana-de-açúcar, daí a vinda de povos africanos para se trabalhar na terra. Contudo, Itapajé foi a 2º cidade do Brasil a libertar seus escravos, mesmo assim não deixou-se cai no esquecimento a cultura desses povos, principalmente a MACUMBA, o CANDOMBLÉ, o VODU que são ritos até hoje praticados em qualquer esquina da cidade. Se quisermos saber se somos cornos basta levarmos nossas mulheres ao pai-de-santo para que ele possa fazer uma análise de 24 horas nela. Se quisermos ter dinheiro basta dar uns trocados para oxum, ele tem as plantas de todos os bancos do estado. Se quisermos ter saúde basta R$ 150,00 por uma garrafada da minha vizinha, diz ela que cura até câncer, então para que UNIMED? Por isso que Itapajé se destaca na região como uma cidade mística e de azarados.

Pontos turísticos
• Galpão do Centro. Se quiser saborear uma bela sopa (de tudo que você imaginar tem na sopa), é por lá.
• Campão (vizinho à subestação). horário de visita só à noite, entrada franca. com certeza você vai economizar R$18,00 pilas
• Visite Itapajé no inverno, dizem que aqui parece Veneza, mas venha com uma canoa!
• Conheça uma parte da cidade do Rio no ceará, fica no bairro São Francisco 2, aqui em Itapajé. Leve um cachimbo da paz ou um colete à prova de balas!
• Um bom lugar para se passar um final de semana na beira de um açude, só na rua Fausto Pinheiro. Um dos poucos locais no mundo que, mesmo sem saber nadar, não se morre afogado. Basta se apoiar numa ruma de bosta.
Bares:
• Bar da Sandrinha. (para uma noite de diversões)
• Bar da Joana (não sei onde fica porque não fui eu quem editou esse)
• Bar da Zilma (lugar que se espera dar 23:oo para ir para sandrinha)
• Bar do zezão (parar, de bobeira, assistir um joguinho e tomar umas e outras, sossegado)

Pedras com formatos estranhos:
• Pedra da noiva. Parece com a noiva cadáver do filme.
• Pedra da Caveira (formato de uma caveira). Parece mais com uma assombração
• Pedra do Frade (formato de um frade ajoelhado, pare, olhe e confira você mesmo).
• Pedra dos ossos, lugar de um belo churrasquinho. (se quiser saber a história dessa pedra, se vira nos 30 seg.)
• Lajeiros (perto do orto de São Francisco. Se for por lá, cuidado para não pisar em camisinhas aidéticas)

http://desciclopedia.ws/wiki/Itapaj%C3%A9

Nenhum comentário:

Postar um comentário