sábado, 13 de novembro de 2010

Atitude FM 96,9: Coluna Claras Idéias com Dr. Bastos


Combate às drogas e à violência - No editorial Claras Idéias da última quarta-feira, dia 10 de novembro, o “Homem das Claras Idéias”, Dr. Bastos, unindo-se à rede de resistência às drogas e à violência em Itapajé para conclamar a sociedade a se engajar no projeto realizado pela ABESCC (associação Beneficente Educacional e Social da Comunidade Católica). A entidade promove em Itapajé a campanha “Sua Nota Vale Vida” e com recursos repassados pela Secretaria da Fazenda do Estado, no valor de 0,5% das notas e cupons fiscais arrecadados, está finalizando a reforma e aparelhamento de um imóvel onde funcionará a casa de passagem para auxiliar no tratamento de dependentes químicos. Segundo nosso analista, a sociedade itapajeense tem que promover uma mudança de cultura e se envolver nos temas importantes da vida coletiva. A velha visão paternalista de que o Estado é responsável por resolver tudo deve ser substituída pela compreensão de que todos são responsáveis pelas questões que afligem a existência em sociedade. No que concerne o poder público, é evidente que tem grande parcela de responsabilidade na solução do problema da epidemia provocada, sobretudo pelo crack, entretanto a avaliação de Dr. Bastos é a de que esforços unilaterais não produzem resultados efetivos. O fórum realizado no mês de junho pela ABESCC não contou com a presença de nenhuma autoridade, segundo o comentarista da Atitude FM, esta omissão faz parecer que os poderes instituídos no município não estão se importando com a questão e com isso quem perde é a sociedade, que acaba se sentindo desmotivada pela inércia dos homens públicos.

Obras públicas – Apesar das explicações do secretário de obras do município, Fernando Batelão, a cerca da paralisação das obras da avenida Major Barreto e da ponte do Vapor, Dr. Bastos criticou a falta de planejamento da administração municipal neste setor. De acordo com ele, obra pública tem que ter rigorosamente prazo para ser iniciada e terminada. No caso da avenida Major Barreto o projeto inicial poderia ter contemplado as mudanças pelas quais agora passa. Este projeto teria que ter sido discutido com a comunidade com a assessoria de arquitetos e engenheiros.

Finanças públicas – Prefeitos cearenses questionam números preliminares do Censo Demográfico que reduziu estimativa populacional de vários municípios do Estado quando estes esperavam aumentar esse contingente. Redução de população resulta em queda de repasse do FPM. As prefeituras cearenses podem ter problemas para equalizar o 13º salário dos servidores neste ano. Dr. Bastos questionou porque os prefeitos não exerceram seu poder de pressão durante as eleições, quando em teoria tinham mais “prestígio”. As quedas do FPM são perversas com os municípios do norte e nordeste, que têm no fundo a maior arrecadação municipal. Em Itapajé a prefeitura tenta equacionar a questão com corte de gratificações dos servidores públicos. Mais uma vez Dr. Bastos afirmou que o remédio amargo, tomado em uma única dose, poderia ter sido amenizado com planejamento. A administração municipal cortou inclusive as horas extras dos agentes de trânsito, que por conseqüência deixaram de realizar a fiscalização em períodos noturnos e aos finais de semana. Segundo nosso analista “o prefeito [Francisco Marques Mota], tem se preocupado mais em se manter no cargo do que em administrar”, e isso repercute no secretariado. A afirmação diz respeito às disputas judiciais travadas entre o prefeito e o candidato segundo colocado nas últimas eleições, o ex-prefeito Batista Braga.


Nosso analista propôs um pacto por Itapajé, para que se encontrem soluções suprapartidárias para os problemas comuns de toda a gente. Mesmo considerando natural que todos almejam o poder, às vezes uma “vitória de pirro” não vale a pena. Em referência ao momento político que vive o município, com querelas judiciais, afirmou que só quem perde é o povo. Segundo ele, o corte de gratificações desmotiva um servidor que já ganhava pouco, e em conseqüência os serviços públicos terão queda de qualidade. Dr. Bastos afirmou que o prefeito tem a obrigação de vir a público fazer uma prestação de contas para a sociedade das medidas que estão sendo tomadas. Ele atestou a honestidade do prefeito de Itapajé, mas disse que o homem público não tem apenas que ser honesto, mas também parecer honesto, e isto se faz com prestação periódica de contas. Ele criticou a falta de comunicação da gestão municipal com a imprensa e afirmou que “se esconder da imprensa é ruim”.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM
Fale conosco: (85) 3346 1000 / 3346 0682
jornalismoatitudefm@yahoo.com.br
Siga-nos: www.twitter.com/jornalismo96

Mardem Lopes – Chefe de Redação (mardemlopes@hotmail.com)
Maicon Rios – Apresentador e Repórter (maikonjsilva@hotmail.com)
Rafael Barbosa – Repórter (willamy-barbosa@hotmail.com)
Cléber Vieira – Apresentador (cleber1122@hotmail.com)
Gilmar de Sousa – Apresentador (gilmardesousa79@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário