
Apesar de o governador avisar que somente a partir de dezembro irá começar a tratar da divisão de cargos no Governo, O POVO apurou que alguns partidos já discutem possíveis reivindicações.
Em nome do PCdoB, por exemplo, o deputado federal Chico Lopes afirmou que a sigla não irá fazer nenhuma exigência, mas tem interesse em se manter na Secretaria da Saúde. A pasta era ocupada por João Ananias, eleito para a Câmara dos Deputados e que já sinalizou optar por assumir o cargo em Brasília.
Segundo Lopes, o partido tem pelo menos três nomes para o cargo: Arruda Bastos – que substituiu Ananias na Secretaria – e os médicos e ex-sindicalistas Mariano Freitas e Terezinha Braga Monte.
PT e companhia
Um dos aliados de maior peso no Governo, o PT evita se pronunciar publicamente, mas, nos bastidores, O POVO apurou que o grupo liderado pelo deputado federal José Guimarães cogita garantir à sigla permanência no comando da Cultura, Cidades, Desenvolvimento Agrário e Educação, além de recuperar a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, antes ocupada pelo deputado estadual Artur Bruno.
Uma fonte do PT, que pediu para não ser identificada, disse que, na Cultura, o atual secretário, Auto Filho, já não se sentiria à vontade para continuar. Um dos nomes especulados para o cargo foi o de um dos assessores especiais do BNB, Paulo Mota, que não é filiado à sigla, mas tem relação próxima com petistas e participou da campanha de Cid. Dizendo-se “surpreso” com a possibilidade, ele garantiu ontem “não haver articulação política” para isso.
O PT poderia ficar, ainda, com a possível Secretaria da Pesca, a qual Cid já afirmou ter interesse em criar. Um dos cotados é o deputado estadual eleito Dedé Teixeira, um dos primeiros defensores da criação da pasta. Questionado sobre o possível convite, ele se esquivou e chegou a dizer que o perfil ideal seria o de um técnico, possivelmente oriundo “da academia”.
Na próxima segunda-feira, o PT tem a primeira reunião da Executiva após a eleição, quando a pauta do secretariado deverá ser colocada à mesa.
Ontem, em evento no Palácio Iracema, Cid deu sinais de estar satisfeito com o trabalho feito pelo atual chefe da Secretaria de Turismo, Bismarck Maia, que foi insistentemente elogiado pelo governador.
Hamilton Nogueira
buchicho@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário