segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Coluna Claras Idéias - Por Dr. Bastos (24 de novembro)

Operação “carro-pipa” - Na coluna “Claras Idéias”, desta semana, o diretor-presidente do grupo Atitude Empreendimentos, Dr. Bastos fez críticas a mais uma paralisação da operação “carro-pipa”, executada pelo exército com recursos do Ministério da Integração Nacional. Na avaliação dele, mesmo que o abastecimento tenha sido suspenso por poucos dias, o prejuízo para a população, sobretudo os mais pobres, foi grande. A operação emergencial foi suspensa, segundo o coordenador do Conselho Municipal de Defesa Civil, Ari Reis, para elaboração de nova planilha de rotas de abastecimento, uma vez que os poços do sítio Ipú secaram e os militares precisam autorizar a captação de água em outros locais. Dr. Bastos afirmou que faltou planejamento. As novas rotas poderiam ter sido planejadas antes do esgotamento da água do sítio Ipú, conseqüentemente não haveria necessária de suspensão da operação.

Dengue – O município de Itapajé está entre os municípios com maiores riscos de terem epidemias de dengue em 2011, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com Dr. Bastos, em 2011, a doença poderá ter conseqüências gravíssimas, caso não sejam tomas as medidas necessárias para preveni-la. Ele alertou para o perigo da dengue tipo 4, variação mais agressiva, que já circula no Brasil. Nosso comentarista conclamou a secretaria municipal de saúde para realizar o quanto antes mutirões de limpeza urbana, visitas domiciliares e campanhas educativas para tentar minimizar os efeitos da proliferação da doença em Itapajé. Ele alertou para a importância de se anteciparem ações antes do início do período chuvoso, época em que as condições para a multiplicação do mosquito Aedes aegypti. “O tempo de se fazer prevenção é agora”, afirmou. O diretor-presidente da Atitude FM determinou ainda que a emissora veicule campanha de conscientização com a doença.

Febre aftosa – Em entrevista ao departamento de jornalismo da Atitude FM, o coordenador da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Itapajé, Dr. Antonio Carlos Gomes, informou que o trabalho da equipe de vacinação da secretaria municipal de agricultura está prejudicado, dentre outros fatores, pelo corte de horas extras, dessa forma a meta de vacinação de 90% do rebanho poderá não ser alcançada. Nosso analista criticou a falta de apoio da gestão municipal à campanha. Apesar de reconhecer que os tempos são difíceis e é necessário corte de despesas, afirmou que há áreas prioritárias não podem sofrer com contenção de recursos. A saúde animal é uma dessas áreas, pois pode afetar diretamente a saúde humana. Ademais os prejuízos causados pela aftosa pedem ser muito grandes, uma vez que toda a cadeia produtiva do campo fica comprometida. Ele classificou o corte de horas extras da equipe de “economia de palitos”, tão insignificante é em relação ao orçamento global da prefeitura.

Querela eleitoral - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) restabeleceu os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Itapajé, Francisco Marques Mota (Padre Marques) e José Janairton Alves Sales, respectivamente. A decisão, por maioria, foi tomada durante a sessão do dia 18 de novembro. Ao apreciar embargos de declaração, o Pleno do TRE, por três votos contra um, acolheu os embargos dando efeito modificativo para alterar a decisão que havia cassado os mandatos de ambos com base na acusação de promessa de troca de votos por emprego em uma fábrica de calçados que seria instalada no município. Na avaliação de Dr. Bastos, a decisão estabiliza a administração do prefeito Padre Marques e dá ao gestor tranqüilidade para trabalhar. Ele disse esperar que agora as coisas se modifiquem na gestão municipal e o gestor dê maior dinamismo às ações governamentais, pois a sociedade cobra transformações profundas, sejam infra-estruturais, sejam na melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Dívidas de gestões anteriores - Apesar das dívidas da prefeitura de Itapajé terem sido renegociadas pela Secretaria de Administração e Finanças, com o dinheiro usado no pagamento, seria possível construir quase 100 casas populares por mês. O pagamento e parcelamento de débitos de antigos gestores do município de Itapajé somaram, em 2009, o valor de R$ 1.502.438,72. Os cálculos da Secretaria de Administração e Finanças mostram ainda que, mensalmente, a Prefeitura deixa de investir R$ 91.660,76 pagando o financiamento de dívidas antigas. Na avaliação de Dr. Bastos, faltou responsabilidade no passado quando foram feitas dívidas e estas foram deixadas para as gestões futuras. Segundo ele, o primeiro ano da gestão de Padre Marques foi praticamente perdido porque o município estava inadimplente e impossibilitado de firmar convênios estaduais e federais. Ele disse que esta é uma lição que deve ficar para os gestores futuros. O ente público não pode gastar mais do que arrecada e a população deve tomar conhecimento do que é gasto e fiscalizar. Ele disse ainda que o povo deve saber porque a atual gestão tem tanta dificuldade em fazer investimentos, em parte pelo pagamento de dívidas antigas. Dr. Bastos afirmou ainda que a prefeitura precisa fazer um esforço para aumentar a arrecadação própria para que passe a ter um “fôlego” maior de investimento e dessa forma as gerações futuras não sofram com as insensatezes do passado. A renegociação das dívidas da prefeitura municipal com a CAPESI (Caixa de Pensão e Aposentadoria dos Servidores de Itapajé) começou a ser feita na gestão municipal do ex-prefeito Kelsey Forte (2005/2008) e a atual gestão continua pagando mensalmente as parcelas.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM
Fale conosco: (85) 3346 1000 / 3346 0682
jornalismoatitudefm@yahoo.com.br
Siga-nos: www.twitter.com/jornalismo96

Mardem Lopes – Chefe de Redação (mardemlopes@hotmail.com)
Maicon Rios – Apresentador e Repórter (maikonjsilva@hotmail.com)
Rafael Barbosa – Repórter (willamy-barbosa@hotmail.com)
Cléber Vieira – Apresentador (cleber1122@hotmail.com)
Gilmar de Sousa – Apresentador (gilmardesousa79@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário