segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cid quer Corregedoria externa na Segurança

Em entrevista ao programa Questão Aberta, o chefe do Executivo tratou a área como prioridade

O governador Cid Gomes (PSB) disse ontem, que está estudando a possibilidade legal de criar um órgão governamental de primeiro escalão no Estado para fiscalizar os profissionais da segurança pública, que não seja ligado à área como a Corregedoria, mas sim externo. Reforçou a prioridade para segurança pública, saúde e educação, mas admitiu que a primeira gestão dele acabou com um atraso de seis meses, por conta da burocracia do Estado. E avisou: tentará fazer um novo governo nos próximos anos.

O chefe do Executivo estadual, reeleito para um novo mandato, foi o entrevistado de ontem do Programa Questão Aberta, da TV Diário. Ele fez um balanço dos primeiros quatro anos de gestão e reforçou compromissos como a construção de 100 novas escolas de ensino médio profissionalizante, a construção de mais três hospitais, sendo dois na Região Metropolitana de Fortaleza e um no Sertão Central, e o empenho para a viabilização dos projetos estruturantes como a refinaria de petróleo e a usina siderúrgica do Pecém.

A propósito desta segunda, o governador Cid Gomes anunciou que o presidente Lula virá ao Ceará no próximo dia 29 de dezembro para fazer o lançamento da pedra fundamental da Siderúrgica, como forma, segundo ele, de assegurar a atração do investimento e demonstrar a parceria com o governo federal. "Nós já recebemos a confirmação, hoje, de que o presidente virá ao Ceará", disse.

A respeito da questão da saúde, Cid Gomes destacou que o governo irá fazer investimentos capazes de dar ao Estado uma das melhores estruturas de saúde pública do País, mas admitiu a dificuldade de custeio dos novos hospitais. A solução para isso, sugeriu, é a criação de um tributo destinado exclusivamente ao financiamento da saúde, como a antiga CPMF.

Campanha

Em todas as ações que assegurou implantar, Cid fez menção aos compromissos assumidos na última campanha eleitoral. Em uma delas, ele chegou a relembrar polêmica da campanha: "o Marcos Cals (candidato do PSDB ao Governo do Estado) chegou a dizer que ao invés de construir um aquário iria construir 100 escolas. Pois eu digo que irei construir 100 escolas de ensino médio profissionalizante e ainda o Acquario, que mudará o perfil turístico do Estado".

Outra área para a qual prometeu investimento é o combate ao tráfico e uso de drogas que começa com a implantação de uma delegacia de combate ao tráfico de drogas e também cuidado com os usuários. "Temos três momentos: o tratamento, a recuperação, que passa por uma questão espiritual, e a reinserção no mercado de trabalho", assegurou.

Política

Cid Gomes disse ter participado ainda ontem, de reunião em Pernambuco, com líderes do PSB e o governador Eduardo Campos onde foi definida uma demanda que vai ser levada hoje para a presidente Dilma Rousseff sobre a participação do partido no governo federal. Embora tenha adiantado o teor da conversa, ele disse que o partido está disposto a contribuir independentemente de cargos. "A presidente tem insistido na nossa participação e amanhã (hoje), creio que teremos com a presidente uma conversa conclusiva", assegurou o governador. Sobre a situação de Ciro Gomes, Cid voltou a dizer que esta conversa de hoje deve ser conclusiva.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário