segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ITAPAJÉ E A INDÚSTRIA DA SECA

Quando criança eu ouvia e via notícias sobre a falta de água no Nordeste e cresci com a esperança que essa realidade mudasse, infelizmente não mudou muito.
Itapajé sofre com racionamentos há anos e não vejo políticas de plamejamento e investimento para mudar a atual situação.
O município tem uma rede precária de distribuição de água, pois a rede hidráulica foi colocada sem haver um estudo prévio e com canos de dimensões inadequadas que não favorecem a localização e o fornecimento de água.
A alegação por parte de gestores é que sem água não se tem o que fazer, mas eu nunca vi Itapajé sendo abastecida por outra cidade, ao contrário, Itapajé supri a sua cota e ainda dá uma ajuda em Irauçuba e regiões próximas.
Conversando com alguns proprietários de poços, eles me informaram que se algum gestor tivesse interesse de contratar os serviços deles para poder disponibilizar da água que eles possuem, haveria um acordo sem problemas, mas como esse gestor vai captar esta água?
O que eu vejo todos os anos é uma frota de carros-pipas abastecendo a população com água proveniente daqui mesmo e com um preço exorbitante, favorecendo e enriquecendo alguns proprietários de poços e servindo de politicagem para alguns políticos que se aproveitam desta situação para angariar votos com falsas promessas.
A população sabe que Itapajé não tem falta de água, mas os órgãos e setores da sociedade que poderiam mudar esta realidade são omissos e ficam esperando por milagres e ludibriando a sociedade com suas aparentes preocupações e afazeres e com isso o tempo passa, a novela se repete todos os anos e a população espera passivamente por uma mudança que não vem.

Autor: Anônimo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário