sábado, 22 de outubro de 2011

VOTO: O PODER NAS MÃOS DO POVO

Para reduzir cada indivíduo a uma peça de máquina, uniformizando as atitudes e a mentalidade, a fim de, supostamente, evitar conflitos, surge, como já vimos, o poder. Este tem muitas formas de ser exercido, mas saber qual a menos má, é, possivelmente, uma tarefa sobre-humana! Talvez para esclarecer esta dúvida, é que, em vez de se resolverem os inumeráveis problemas deste planeta, se gastam somas astronómicas... para ver se se descobrem seres mais inteligentes a anos-luz de distância, algures noutros planetas! (Porque é que a nossa espécie é tão pouco inteligente?!...)

O poder pode ser exercido através de uma autocracia ou de uma democracia. Numa autocracia, o povo apenas tem de obedecer, não tendo nenhum direito de manifestar as suas opiniões perante um ou vários autocratas, que têm direito de impor e de fazer tudo o que lhes apetecer. Numa democracia, é o povo que escolhe os governantes, entre os políticos que se candidatarem para tal efeito, em eleições «livres». No primeiro caso, o povo existe para servir os caprichos dos governantes; no segundo, os governantes existem para servir os caprichos do povo.

Assim acontece, teoricamente. Na realidade, não existe nenhum regime autocrático que não seja sustentado pelo povo, porque se este último se juntar, pode derrubá-lo. Toda a política governativa dos autocratas consiste em saber dar a volta ao povo, para este não os derrubar. Por isso é que os ditadores são os maiores génios da demagogia e se endeusam, para se tornarem intocáveis.

Em 2012 com as eleições municipais, mais uma vez o poder estará nas mãos do povo. O povo itapajeense já evoluiu muito nessa questão, mas está longe do ideal, pois muitos ainda continuam vendendo seus votos em troca de uma saca de cimento, uma camiseta, de um pacote de arroz ou de feijão e etc... Precisamos mudar isso! e só conseguiremos através da discussão; da insistência em levarmos o assunto para as nossas bases, promovendo verdadeiras campanhas para reverter esse processo. Nem que para isso tenhamos que aconselhar para que peguem o que oferecem (cimento, camiseta, arroz, feijão...) mas não votem nesses indivíduos inescrupulosos que tentam comprar a consciência do povo itapajeense!

O PHS de Itapajé precisa ajudar nesta conscientização, mas também de que é preciso inferir sim no processo eleitoral, mas não apenas votando e elegendo candidatos que se manifestam aqui ou ali. O próprio PHS precisa fazer levantar lideranças capazes de assumir esses cargos de vereadores e prefeitos. E por que não? Passa da hora de nos conscientizarmos disso e realmente trabalharmos para eleger pessoas de nosso meio para esses cargos.

Basta de elegermos pessoas que nos dão as costas tão logo são eleitos. Mas isso ocorre porque não são pessoas de nosso meio, comprometidas de fato com as causas do povo pobre de Itapajé.

Vamos mudar isso! Vamos mudar os rumos da política itapajeense para que tenhamos maior desenvolvimento e melhor qualidade de vida para o nosso povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário