
Segurança Pública – A infeliz rotina das agressões a faca em Itapajé parece não ter solução. Apenas no último final de semana quatro agressões foram registradas. Dr. Bastos cobrou das autoridades policiais fiscalização mais ostensiva no sentido de coibir o uso indiscriminado de armas brancas. A mobilização dos poderes públicos (polícias, poder judiciário, Ministério Público) é fundamental para que esta situação seja superada. A violência não é apenas uma questão de segurança, mas também de saúde pública. Dr. Bastos solicitou ao departamento de jornalismo da Atitude FM que organize um debate para discutir o problema e para que sejam estabelecidas metas de redução da violência em Itapajé. Nosso analista afirmou que é necessário acabar com a cultura da violência e se estabeleça a cultura da paz. Para tanto as campanhas de conscientização são importantes, mas também o endurecimento das leis se faz necessário. Ao contrário do porte de armas de fogo, o porte de arma branca é tolerado e seu portador não sofre sanções mais severas.
Obras públicas – De acordo com o secretário de Infraestrutura de Itapajé, o Arco de Nossa Senhora deverá permanecer como está, apesar das obras de alargamento da Avenida Major Barreto. Dr. Bastos afirmou que qualquer que seja a medida a ser adotada deverá ter o aval da sociedade civil. Ele cobrou celeridade na conclusão das obras de recuperação da malha asfáltica do município, bem como uma posição da FUNASA quanto à continuidade das obras de saneamento básico no município. As praças públicas também mereceram destaque de nosso analista pelo abandono por que passam. De acordo com ele, é necessário se pensar a recuperação de toda a parte urbanística de Itapajé. Mas para tantas demandas é preciso dinheiro. Em Itapajé essa discussão passa por planejamento, elaboração de projetos a serem apresentados aos governos estaduais e federais e prestígio político do gestor público. Para intermediar estas conquistas de recursos o caminho natural é solicitar a intervenção dos deputados apoiados pela gestão municipal. No caso de Itapajé o deputado estadual do prefeito é oposição ao governo do estado. Mas mesmo quando o dito deputado era da base aliada do governador quase nada chegou a Itapajé. Nos últimos dois anos do governo Lula os cofres do governo federal estavam abertos para investimentos e Itapajé pouco aproveitou. Em 2011, com a previsão de corte astronômico de R$ 40 bilhões, a situação deverá ser mais difícil ainda no que diz respeito a conquista de recursos para investimentos nos municípios.
Eleição da mesa diretora da AL – Em fevereiro deverá ser escolhido o novo presidente da Assembleia Legislativa, concorrem ao cargo os deputados Wellinton Landim e Zezinho Albuquerque, ambos do PSB. Por fora corre o nome do deputado Roberto Claúdio, também do PSB. Dr. Bastos manifestou sua preferência pelo deputado Zezinho Albuquerque, que tem grande ligação com Itapajé e poderia fazer muito mais pelo município no cargo de presidente da Assembleia. Zezinho tem sido um abnegado aliado do governador Cid Gomes e todos imaginam que a presidência do parlamento estadual poderia ser a justa recompensa. O governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, deverá escolher o seu favorito, apesar de publicamente negar interferência no pleito.
Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário