segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Coluna Claras Idéias - Por Dr. Bastos (12 de janeiro)

Saúde - Na coluna Clara Idéias desta quarta-feira, dia 12 de janeiro, o diretor-presidente do grupo Atitude Empreendimentos, Dr. Bastos iniciou suas explanações orientando a população quanto aos cuidados com relação ao surto de virose observado no município. De acordo com ele, duas modalidades de virose acometem a população de Itapajé, a virose de contaminação por vias aéreas e a virose de contaminação por alimentos e água contaminada. A dica é não consumir alimentos de origem duvidosa, evitar alimentos que não sejam frescos e beber água tratada. As viroses de contaminação por vias aéreas (influenza) se proliferam, sobretudo, através de aglomerações. Nosso analista alertou ainda a população para que procure atendimento médico nos postos de saúde a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, dessa forma não haverá sobrecarga no atendimento no hospital municipal, que deve ser procurado apenas para atendimentos secundários, quando os sintomas da gripe se asseveram. É fundamental o acompanhamento médico para que os primeiros sintomas da dengue não sejam confundidos com um simples resfriado. Nosso analista alertou ainda a população para que não descuide das ações de combate a dengue. Ele citou como exemplo o município de Itapipoca, que vive um caos na saúde e já teriam sido registrados casos com óbito de dengue hemorrágica.

Segurança Pública – A infeliz rotina das agressões a faca em Itapajé parece não ter solução. Apenas no último final de semana quatro agressões foram registradas. Dr. Bastos cobrou das autoridades policiais fiscalização mais ostensiva no sentido de coibir o uso indiscriminado de armas brancas. A mobilização dos poderes públicos (polícias, poder judiciário, Ministério Público) é fundamental para que esta situação seja superada. A violência não é apenas uma questão de segurança, mas também de saúde pública. Dr. Bastos solicitou ao departamento de jornalismo da Atitude FM que organize um debate para discutir o problema e para que sejam estabelecidas metas de redução da violência em Itapajé. Nosso analista afirmou que é necessário acabar com a cultura da violência e se estabeleça a cultura da paz. Para tanto as campanhas de conscientização são importantes, mas também o endurecimento das leis se faz necessário. Ao contrário do porte de armas de fogo, o porte de arma branca é tolerado e seu portador não sofre sanções mais severas.

Obras públicas – De acordo com o secretário de Infraestrutura de Itapajé, o Arco de Nossa Senhora deverá permanecer como está, apesar das obras de alargamento da Avenida Major Barreto. Dr. Bastos afirmou que qualquer que seja a medida a ser adotada deverá ter o aval da sociedade civil. Ele cobrou celeridade na conclusão das obras de recuperação da malha asfáltica do município, bem como uma posição da FUNASA quanto à continuidade das obras de saneamento básico no município. As praças públicas também mereceram destaque de nosso analista pelo abandono por que passam. De acordo com ele, é necessário se pensar a recuperação de toda a parte urbanística de Itapajé. Mas para tantas demandas é preciso dinheiro. Em Itapajé essa discussão passa por planejamento, elaboração de projetos a serem apresentados aos governos estaduais e federais e prestígio político do gestor público. Para intermediar estas conquistas de recursos o caminho natural é solicitar a intervenção dos deputados apoiados pela gestão municipal. No caso de Itapajé o deputado estadual do prefeito é oposição ao governo do estado. Mas mesmo quando o dito deputado era da base aliada do governador quase nada chegou a Itapajé. Nos últimos dois anos do governo Lula os cofres do governo federal estavam abertos para investimentos e Itapajé pouco aproveitou. Em 2011, com a previsão de corte astronômico de R$ 40 bilhões, a situação deverá ser mais difícil ainda no que diz respeito a conquista de recursos para investimentos nos municípios.

Eleição da mesa diretora da AL – Em fevereiro deverá ser escolhido o novo presidente da Assembleia Legislativa, concorrem ao cargo os deputados Wellinton Landim e Zezinho Albuquerque, ambos do PSB. Por fora corre o nome do deputado Roberto Claúdio, também do PSB. Dr. Bastos manifestou sua preferência pelo deputado Zezinho Albuquerque, que tem grande ligação com Itapajé e poderia fazer muito mais pelo município no cargo de presidente da Assembleia. Zezinho tem sido um abnegado aliado do governador Cid Gomes e todos imaginam que a presidência do parlamento estadual poderia ser a justa recompensa. O governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, deverá escolher o seu favorito, apesar de publicamente negar interferência no pleito.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário