quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL: Sobral lidera ranking cearense em pesquisa

Sobral. Este Município começa o ano com um novo ranking cearense. De acordo com o Índice Desenvolvimento Municipal (IDM) da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), edição 2010, publicado no segundo semestre de 2010, Sobral é primeiro lugar das cidades cearenses, com um crescimento de 5,5%.

Segundo o chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, a saúde, em Sobral, é considerada como sendo de alto desenvolvimento. O quadro da saúde é resultado das ações desenvolvidas pela Prefeitura, que teve início na gestão do atual governador, Cid Gomes, consolidando-se na gestão do prefeito Leônidas Cristino.

As ações da Secretaria da Saúde e Ação Social, coordenada pelos secretários Arnaldo Costa Lima, entre 2005 e 2007, e Carlos Hilton Albuquerque Soares, de 2008 até 2010, foram decisivas para que a saúde sobralense alcançasse índices positivos. Além dos investimentos dos governos do Estado e Federal, o Município também empregou recursos próprios em todas as áreas da atenção à saúde. Em 2006, Sobral ocupava o terceiro lugar, no ranking do Estado. Ainda segundo Mercês, Sobral tem índice moderado em emprego e renda, bom índice em educação e excelente em saúde.

A Secretaria da Saúde e Ação Social também investe e apoia ações voltadas para a Atenção Secundária e Terciária, com destaque para a Unidade Mista de Saúde, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro de Reabilitação, inaugurado no ano de 2010, e o Centro Especialidades Odontológicas (CEO Regional), também inaugurado em 2010.

Centro de Reabilitação de Sobral atende cerca de 250 pessoas por dia. O setor de saúde deste Município é destaque

Cursos

Atualmente, Sobral conta com oito cursos de graduação (Medicina, Odontologia, Psicologia, Economia, Finanças, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Música) e dois de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado em Biotecnologia e Mestrado em Saúde da Família). Para Hilton, no último ano, Sobral teve outra conquista na saúde, que lhe garantiu prêmio na redução da taxa de Mortalidade Materna e Infantil - 1º lugar na categoria Prefeituras.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário