segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Francisco Caminha participa da posse do novo presidente do TCM

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Caminha (PHS), participou na manhã desta segunda-feira (10/01), na Câmara Municipal de Fortaleza, da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Manuel Veras, e demais dirigentes eleitos para o biênio 2011/2012. Caminha destacou a importância do TCM para as administrações municipais, além de ser “um órgão importantíssimo na gestão do Estado”, acrescentou o presidente do Legislativo Estadual.

Manuel Veras assume no lugar do conselheiro Ernesto Sabóia, que se despede do cargo de presidente após quatro anos à frente do TCM. O novo presidente fez um discurso de continuidade. Disse que irá seguir a mesma linha de ação de seu antecessor, investindo na qualificação do quadro técnico do órgão. Ele também disse que irá fiscalizar mais os municípios que recebem mais recursos e aqueles que possuem IDH mais baixo para verificar o nível de retorno que as políticas públicas estão tendo para a população. “Vamos verificar os aspectos legais e formais, mas ter um diagnóstico para que o prefeito possa corrigir seus equívocos”, ressaltou.

O evento também foi prestigiado por diversas autoridades do Estado. Dentre elas, o governador Cid Gomes, e o vice-governador Domingos Filho. “O conselheiro Manuel Veras e o colegiado vêm com uma experiência da gestão administrativa e fiscalizatória, que eu tenho certeza que abrirá novos caminhos”, afirmou Domingos. Para ele, o TCM precisa orientar mais os prefeitos. “Porque a orientação é preventiva. Para que evite o cometimento de erros”, disse.

Estiveram presentes ainda os deputados Sineval Roque (PSB), João Ananias (PCdoB), Cirilo Pimenta (PSDB), Nenen Coelho (PSDB), Neto Nunes (PMDB), José Sarto (PSB), Zezinho Albuquerque (PSB), Artur Bruno (PT), Adahil Barreto (PR), Sérgio Aguiar (PSB), Dedé Teixeira (PT), Roberto Cláudio (PSB) e Welington Landim (PSB). Welington destacou os desafios do novo presidente do TCM de qualificar o corpo técnico do órgão e de exercer uma fiscalização mais voltada para os atos de improbidades administrativas. “O TCM deve procurar coisas sérias e não apenas atecnias. Coisas que comprometam o erário”, defendeu.

Também participaram da cerimônia de posse de Manuel Veras o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro César Asfor Rocha; presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar; presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), desembargador Ernane Barreira; presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Teodorico Menezes e a presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceara (Aprece), prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário