segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SOLIDARIEDADE: ERIVAN FARÁ TRANSPLANTE DE CÓRNEA

Hoje segunda-feira, 17 de janeiro, o garotinho Francisco Erivan de Sousa, de apenas 12 anos, residente no Bairro Santa Rita – Itapajé (Ceará) passará por um transplante de Córnea no Hospital Oftalmológico de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Erivan contou com ajuda de vários seguimentos da sociedade itapajeense para realização do tratamento no sudeste do país, pois é de família simples, não tendo condição de bancar as despesas com deslocamento e estadia em São Paulo.
A comunidade itapajeense deu uma verdadeira lição de solidariedade, quando, conclamada pelos órgãos de comunicação da cidade, respondendo positivamente ao apelo dos comunicadores e da familia do garotinho.
É preciso ressaltar que a família de Erivan contou com o decisivo apoio da vereadora Estelinha e do vereador Ernando Mesquita, que tomaram a frente do caso e conseguiram agendar a cirurgia. Além de conseguir apoio junto a administração municipal, que bancou as passagens do garoto e do acompanhante (PAI). A comunidade respondeu com doações em dinheiro, dando, assim, o suporte necessário para a estadia, já que os dois deverão ficar em São Paulo por um período de 30 a 45 dias.
Resta agora torcer pelo sucesso da intervenção cirúrgica e por um bom retorno dos dois. O vereador Ernando também viajou com Erivan, mas retornará antes da cirurgia,em virtude de outras ocupações.
Além da torcida de grande parte da sociedade itapajeense, Erivan tem aqui, à distância, uma torcedora toda especial, Sua mãe, D. Albinha.
O Hospital Oftalmológico de Sorocaba arrecada 300 córneas por mês, tem capacidade e estrutura para realizar esse número de transplantes, mas faz apenas 120, por falta de pacientes. Embora o Estado de São Paulo tenha 5 mil pessoas aguardando córneas, no hospital de Sorocaba não há fila de espera. As 180 córneas que sobram todo mês, porém, não são perdidas: são repassadas à Central de Transplantes do Estado e redistribuídas a hospitais de todo o País.

Fonte: www.radioguanaces.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário